A Economia e o PIB Afetam Pessoas de Forma Diferente – Diz Estudo

A_Economia_e_o_PIB_Afetam_Pessoas_de_Forma_ibovespa
Gráfico The Economist
Patrocinado

Economia Afeta Níveis Sociais de Forma Diferente

Níveis econômicos diferentes tem efeitos diferentes de acordo com o resultado do PIB de um país. O crescimento econômico nem sempre leva a pacotes de salários maiores. Um estudo dos economistas Fatih Guvenen da Universidade de Minnesota, Sam Schulhofer-Wohl da Reserva Federal de Chicago, Jae Song da Administração de Segurança Social dos Estados Unidos e Motohiro Yogo da Universidade de Princeton examinam como as rendas dos indivíduos variam dependendo das flutuações da economia.

Concluíram que os efeitos das mudanças do PIB (Produto Interno Bruto) são diferentes para pessoas de diferentes níveis de renda. Trabalhadores de baixos salários estão altamente expostos às mudanças na economia. Eles tendem a trabalhar em setores pró-cíclicos, como construção e fabricação. Em contraste, os ricos são altamente expostos porque mais de sua renda vem na forma de bônus e opções de ações.

Os salários dos homens tendem a estar mais fortemente correlacionados com a atividade econômica global do que os das mulheres. Os salários dos trabalhadores mais jovens acompanham a economia mais de perto do que os dos trabalhadores mais velhos. A indústria em que se trabalha também é importante.

Os  estudo descobriu que os financistas do sexo masculino que estão no topo, somam cerca de 0,1%. Estes profissionais podem esperar para ver um aumento salarial de 5,6% para cada aumento de 1% no PIB. Os ganhos dos médicos no topo da profissão médica são muito menos voláteis. Eles recebem apenas um aumento de 0,25% no salário para a mesma subida do PIB.

O mercado de ações tem efeitos semelhantes sobre os rendimentos pessoais. A teoria financeira diz que os indivíduos devem investir levando em conta quão voláteis são os seus ganhos pessoais. O estudo mostra que tais considerações são muito mais importantes para alguns do que para outros.