Patrocinado
Início Direitos Transmissões na Internet Devem Respeitar Direitos Autorais

Transmissões na Internet Devem Respeitar Direitos Autorais

Transmissões na Internet Devem Respeitar Direitos Autorais
Patrocinado

Transmissões na Internet Devem Respeitar Direitos Autorais

É extremamente comum ver na internet filmes e vídeos divulgados por empresas e pessoas comuns. No entanto, se os direitos autorais não forem pagos estas transmissões são ilegais. A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Decidiu que é legítima a arrecadação dos direitos autorais pelo Ecad nas transmissões musicais pela internet, via streaming.

O entendimento dos ministros é que a transmissão via internet é um novo fato gerador da arrecadação de direitos autorais pelo Ecad, pois se trata de exibição pública da obra musical. Para o ministro Villas Bôas Cueva, relator do recurso, a questão fundamental na controvérsia era definir se a reprodução de músicas via internet se enquadra ou não no conceito de execução pública estabelecido na Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98).

Patrocinado

O ministro destacou que a transmissão digital via streaming é uma forma de execução pública. Ele lembrou que a Lei 9.610/98 considera como local de frequência coletiva onde quer que se transmitam obras musicais, como usualmente ocorre na internet, sendo irrelevante a quantidade de pessoas que se encontram no ambiente de exibição musical.
Para o ministro, o que caracteriza a execução como pública é o fato de as músicas estarem à disposição de uma coletividade frequentadora do ambiente digital, que poderá a qualquer momento acessar o conteúdo ali disponibilizado.

“O acesso à plataforma musical é franqueado a qualquer pessoa, a toda coletividade virtual, que adentrará exatamente no mesmo local e terá acesso ao mesmo acervo musical, e esse fato, por si só, é que configura a execução como pública”, afirmou o magistrado.

O que é Streaming

Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas.
Um grande exemplo de streaming, é o site Youtube, que utiliza essa tecnologia para trasmitir vídeos em tempo real.
Em inglês, a palavra stream significa córrego ou riacho. Por isso a palavra streaming remete para o fluxo, sendo que no âmbito da tecnologia, indica um fluxo de dados ou conteúdos multimídia. Muitas pessoas assistem filmes, seriados ou jogos de futebol em streaming.

O live streaming permite que o utilizador veja um programa que está sendo transmitido ao vivo. Existem também a possibilidade de transmitir um evento através do live streaming. Possibilitando assim que pessoas que estão longe possam assistir.

Quando a ligação de uma rede é banda larga, a velocidade de transmissão da informação é muito maior. O usuário tem a sensação de que o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real. Emissoras de televisão e rádios, além de várias empresas realizam eventos, para interação digital com seus ouvintes e clientes.

O streaming possibilita que um usuário reproduza mídia, como vídeos, que são sempre protegidos por direitos autorais. Assim é possível que não viole nenhum desses direitos, tornando-se bastante parecido com o rádio ou a televisão aberta. A tecnologia é também muito usada em jogos online, em sites que armazenam arquivos, ou serviços onde o carregamento de arquivos é bastante rápido

Diferentes Transmissões

Outro ponto debatido pelos ministros foi a diferença entre as diversas modalidades de transmissão de música via internet. O relator destacou que enquanto o simulcast é a retransmissão simultânea do conteúdo em outro meio de comunicação. O webcasting oferece ao usuário a possibilidade de interferir na ordem da transmissão. Até mesmo a criação de listas de reprodução de músicas.
Para o ministro, ambas as formas de streaming contêm um novo fato gerador de direitos autorais devidos ao Ecad.

No caso do simulcast, a conclusão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) foi que o pagamento ao Ecad não seria devido no caso analisados. A Rádio Oi FM já pagava direitos autorais à entidade em virtude da transmissão radiofônica. Para o TJRJ, como o pagamento já era feito por um meio de comunicação, uma nova cobrança em razão da retransmissão via simulcast seria indevida.

O ministro explicou que mesmo nos casos de simulcast, em que não há a possibilidade de interagir com o conteúdo.  Existe um novo fato gerador de cobrança. De acordo com a Lei 9.610/98, qualquer nova forma de utilização de obras intelectuais necessita novo licenciamento e,novo pagamento de direitos autorais. Além disso, a retransmissão pode ser feita por uma pessoa jurídica distinta . E assim pode acarretar publicidade diversa e ampliar o número de ouvintes.

Tendência mundial

O ministro lembrou que a decisão do STJ de reconhecer o caráter de execução pública no streaming de músicas via internet é o entendimento adotado em diversos países. O conceito de que a mera disponibilização de acervo musical pelo provedor já caracteriza a execução pública das obras protegidas por direito autoral.

Para o ministro Villas Bôas Cueva, a decisão do colegiado incentiva e protege os atores centrais da indústria da música. O magistrado destacou que a receita proveniente dos serviços cresce. O movimento natural é o de buscar equilíbrio entre os interesses dos criadores musicais e das companhias que exploram a música.

A internet que era uma terra sem lei aos poucos esta sendo regulamentada. É necessário estar atento as mudanças que estão ocorrendo.

Patrocinado

SEM COMENTÁRIOS