Patrocinado

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil oficiou o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, para que a defesa dos acusados pelo ministro Alexandre de Moraes de hostilidade em Roma tenham acesso às imagens das câmeras de segurança do Aeroporto de Fiumicino, na capital italiana.

SAIBA: Brasil está na lanterna do mundo em não reconhecer Hamas como terrorista. Países estão sancionando o Hamas

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Petistas incluindo ministros e Lula divulgaram nota em defesa dos terroristas do Hamas em 2021. Veja a nota e signatários

O presidente do grupo, conselheiro seccional Luiz Fernando Pacheco, pediu que sejam adotadas as medidas cabíveis para garantir o acesso às gravações, evocando o Estatuto da Advocacia. A defesa da família sob investigação quer encaminhar as imagens para uma perícia independente.

SAIBA: Mondelez dona da Lacta tem forte queda nas ações após parceria com influenciador

Toda a investigação que se debruça sobre o entrevero ocorrido em julho, em Roma, está pública, com exceção das mais de três horas de vídeo encaminhadas pelas autoridades italianas à PF. O ministro Dias Toffoli, do STF, argumentou que não era possível “expor terceiros” que aparecem nas gravações.

AINDA: Imagens sobre agressão à Moraes na Itália mostram o magistrado agredindo verbalmente o acusado

Os advogados podem ver as imagens, com autorização e hora marcada no gabinete de Toffoli, mas não obtiveram uma cópia do CD que guarda as mídias, acautelado no Supremo. A defesa requer o acesso sob o argumento de que encaminhará os vídeos para uma perícia independente, como fez com o vídeo no qual Moraes chama um de seus supostos agressores de “bandido”.

LEIA: Israel veta exportações para Colômbia após falas de Petro

Ao manter as gravações sob sigilo, Toffoli chegou a citar o relatório elaborado pela própria Polícia Federal, no qual tentou-se reconstituir, pelo congelamento de trechos das gravações, a dinâmica do entrevero em Roma. O documento foi questionado não só pela defesa dos investigados, mas pelos próprios peritos federais.

AINDA: Peritos divulgam nota com preocupação sobre resultado preliminar da PF sobre agressão a Moraes