Patrocinado

O Governo do Rio Grande do Sul informou que a UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres Barragem Salto, no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, está em risco de ruptura emergente diante do volume de chuvas. Segundo a administração estadual, a situação de emergência exige providências imediatas para preservar as vidas de moradores do município. A hidrelétrica faz parte do complexo conhecido como Sistema Salto, formado por 4 usinas ao todo.

SAIBA: Decisão do STF sobre Odebrecht na lava jato vira meme nas redes sociais

A atualização do nível das barragens foi divulgada na tarde desta quarta-feira 22, no boletim da Defesa Civil do Estado. Os dados são do monitoramento feito pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) e pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

MAIS: Governo suspende leilão para importar arroz após países incluírem “custo da propaganda”

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

Além da Salto, há outras 7 represas em classificação de alerta menor, mas ainda preocupante, por riscos de segurança. Uma delas é a 14 de Julho, na bacia do rio Taquari-Antas, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha. A mesma rompeu parcialmente em 2 de maio, e moradores foram evacuados.

SAIBA: Após anos comprando empresas e crescendo patrimônio sem distribuir lucro, XP anuncia programa de recompra de ações

Leia abaixo quais barragens estão em classificação de alerta menor:

UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves; UHE Dona Francisca, em Nova Palma; PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga; PCH Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra; barragem Capané, em Cachoeira do Sul; barragem São Miguel, em Bento Gonçalves; barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

AINDA: Imprensa é proibida pelo governo Lula de cobrir reunião “acalorada” da Câmara Setorial do Arroz

Outras 9 estão em nível de atenção, ou seja, quando anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento constante. São elas:

LEIA: PF cumpre 20 mandatos da operação Lesa Pátria contra supostos financiadores do 08 de janeiro

UHE Canastra, em Canela; PCH Furnas do Segredo, em Jaguari; PCH Quebra Dentes, em Quevedos; PCH Cachoeira Cinco Veados, em São Martinho da Serra; PCH Rincão de São Miguel, em Quevedos; barragem do Saibro, em Viamão; barragem Filhos de Sepé, em Viamão; barragem Assentamento PE Tupi, Barragem A, em Taquari; barragem Santa Lúcia, em Putinga.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada