Patrocinado
Início Governo Lula 3 Alerta para risco de rupturas em barragens no Rio Grande do Sul,...

Alerta para risco de rupturas em barragens no Rio Grande do Sul, atualiza governo do estado

Estado de calamidade no Rio Grande do Sul, barragem rompe e casas precisam ser abandonadas as pressas

O Governo do Rio Grande do Sul informou que a UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres Barragem Salto, no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, está em risco de ruptura emergente diante do volume de chuvas. Segundo a administração estadual, a situação de emergência exige providências imediatas para preservar as vidas de moradores do município. A hidrelétrica faz parte do complexo conhecido como Sistema Salto, formado por 4 usinas ao todo.

SAIBA: Decisão do STF sobre Odebrecht na lava jato vira meme nas redes sociais

A atualização do nível das barragens foi divulgada na tarde desta quarta-feira 22, no boletim da Defesa Civil do Estado. Os dados são do monitoramento feito pela Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) e pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

MAIS: Governo suspende leilão para importar arroz após países incluírem “custo da propaganda”

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

Além da Salto, há outras 7 represas em classificação de alerta menor, mas ainda preocupante, por riscos de segurança. Uma delas é a 14 de Julho, na bacia do rio Taquari-Antas, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha. A mesma rompeu parcialmente em 2 de maio, e moradores foram evacuados.

SAIBA: Após anos comprando empresas e crescendo patrimônio sem distribuir lucro, XP anuncia programa de recompra de ações

Leia abaixo quais barragens estão em classificação de alerta menor:

UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves; UHE Dona Francisca, em Nova Palma; PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga; PCH Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra; barragem Capané, em Cachoeira do Sul; barragem São Miguel, em Bento Gonçalves; barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

AINDA: Imprensa é proibida pelo governo Lula de cobrir reunião “acalorada” da Câmara Setorial do Arroz

Outras 9 estão em nível de atenção, ou seja, quando anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento constante. São elas:

LEIA: PF cumpre 20 mandatos da operação Lesa Pátria contra supostos financiadores do 08 de janeiro

UHE Canastra, em Canela; PCH Furnas do Segredo, em Jaguari; PCH Quebra Dentes, em Quevedos; PCH Cachoeira Cinco Veados, em São Martinho da Serra; PCH Rincão de São Miguel, em Quevedos; barragem do Saibro, em Viamão; barragem Filhos de Sepé, em Viamão; barragem Assentamento PE Tupi, Barragem A, em Taquari; barragem Santa Lúcia, em Putinga.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Sair da versão mobile