Aliado de Lula Henrique Meirelles afirma que despesas do governo “vão crescer todos os anos acima da inflação”

Publicidade

Aliado de Lula Henrique Meirelles afirma que despesas do governo “vão crescer todos os anos acima da inflação”. Henrique Meirelles é um economista e político brasileiro. Ele foi presidente do Banco Central do Brasil durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2011. Antes disso, Meirelles teve uma longa carreira no setor financeiro, tendo atuado como CEO do BankBoston.

SAIBA: Bitcoin será negociado na Bolsa de Valores de Londres

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

Em seu Twitter Meirelles tem feito uma série de observações sobre o Arcabouço Fiscal apresentado pelo governo Lula. Segundo ele, as regras fiscais se concentram nas despesas, porque é o que os governos controlam; as receitas estão fora do controle de qualquer administração.

LEIA: MST segue com invasões e Ministério da Justiça não age. Ministro da Agricultura critica

“Pelo que temos em mãos, os objetivos do arcabouço só podem ser atingidos em caso de aumento de receita. O ministro da Fazenda falou em cerca de R$ 150 bilhões de aumento”, afirmou ele.

MAIS: MST segue com invasões e Ministério da Justiça não age. Ministro da Agricultura critica

Entretanto, para se ter aumento de receita é necessário ter mais impostos sendo pagos.

Meirelles afirma que com os números e regras apresentados, também não parece possível conter o crescimento da dívida pública, um dos principais objetivos da regra. Reduzir gastos para controlar a dívida é essencial para atrair investimentos e impulsionar o crescimento.

SAIBA: Pacheco não cumpre palavra e adia novamente instauração da CPMI favorece Lula

Por fim ele conclui que ” o arcabouço prevê que a despesa vai crescer acima da inflação todos os anos. Portanto, parece difícil que o governo consiga produzir superávits e atingir a meta prevista. Nas simulações feitas até agora por colegas economistas, o superávit não é atingido”.

VEJA: Governo Lula quer retornar cobrança do DPVAT extinto por Bolsonaro

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Publicidade
Eloisa Shoes
Eloisa Shoes
Redatora e bailarina nas horas vagas. Também gosto de ajudar as pessoas e acredito que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Conheça minha "Caixa de Surpresas"
spot_img

Últimas

Publicidade

RELACIONADOS

PUBLICIDADE