Patrocinado

Apollo em revés jurídico é condenada a indenizar XP. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou a Apollo Agente Autônomo de Investimentos por concorrência desleal contra a XP. A informação é do jornal Valor Econômico.

A 30ª Câmara de Direito Privado do TJSP realizou o julgamento em 26 de abril deste ano e a decisão foi unânime. Os valores da indenização não foram divulgados.

LEIA: Investidor especulativo retira milhões da B3 em três dias

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Ex-chefe da PM preso conta a CPMI que procurou o interventor no dia das manifestações mas foi ignorado

Fundada em 2013 por João Guilherme Penteado, a Apollo se desligou da XP Investimentos em 2019 e se vinculou ao Safra Invest, em abril do ano seguinte.

Neste período a Apollo entrou com um processo na Justiça contra a sua antiga parceira, justificando que a XP descumpriu o aviso prévio, com vigência de 60 dias, para bloqueio de acessos às antigas contas vinculadas às empresas.

LEIA: Volkswagen anuncia suspensão de fábricas no Brasil. Mercado estagnado

A XP alegou, em sua defesa, que ação teve caráter preventivo, já que havia indícios de conduta ilícita da Apollo. Na ação, a equipe da XP afirmou que a ex-parceira já negociava em paralelo com o núcleo de investimentos do Banco Safra.

O relator do caso, Carlos Russo, entendeu que a XP provou a prática de concorrência desleal pelo escritório de assessor de investimentos, antes e durante o período de vigência do aviso prévio do contrato, em razão da migração para a concorrente.

VEJA: Sobre o TSE: “juízes operam com o poder de cassar a soberania popular”, afirma colunista do Globo

Com isso, a XP pediu a responsabilização da empresa Apollo ao pagamento de multa contratual ainda a compor prejuízos pela prática de atos de concorrência desleal.