SE INSCREVA PARA ACESSAR ESTE CONTEÚDO EXCLUSIVO
Aprenda estratégias básicas com opções. Vamos ver agora algumas estratégias do mercado de opções.
Venda descoberta de put
Apesar de ter um alto risco, a estratégia de venda descoberta é utilizada por investidores para expandir seus ganhos.
Nesse modelo, o titular da opção vende calls de uma ação que ele não tem. Isto porque ele acredita na desvalorização do ativo-objeto para além do preço de contrato – o que transforma a opção em nula.
Comprar call e vender put
Essa estratégia de compra e venda simultânea é feita com o objetivo de ganhar com a diferença dos dois papéis. Mesmo que a opção de compra seja consolidada, você tem ainda o valor de prêmio pela venda do put, que pode ou não ser exercido.
Aprenda a investir em dividendos
Call e put simultâneos
Existem vários tipos de estratégias diferentes que pregam a compra simultânea de calls e puts.
Algumas das mais conhecidas são as travas de baixa ou de alta, onde o objetivo é ganhar com a diferença dos preços de exercício (strike).
Compra coberta
O financiamento ou compra coberta é uma técnica do mercado de opções que parte da compra simultânea de uma ação e de uma call da mesma ação.
No caso da valorização do título, você pode vender a call e ficar com o prêmio ou exercer sua opção de compra, se isso compensar financeiramente.
Ao chegar até aqui, você já teve contato com alguns dos conceitos e estratégias do mercado de opções.
Mas será que entendeu tudo direitinho ou ainda tem dúvidas?
Se você se sente um pouco confuso, não se preocupe, já que esse é mesmo um investimento de maior complexidade.
Até por isso, vale muito a pena se aprofundar no estudo das opções e ficar por dentro de seus principais termos. É importante também entender as regras e valores mínimos necessários para se operar opções no mercado financeiro. Caso contrário você pode ter grandes prejuízos operando este ativo.
Como brasileiros podem investir em ações estrangeiras BDRs
Opção de compra
Também conhecida como call ou call option, a opção de compra dá ao seu detentor a possibilidade de comprar a ação designada pelo preço determinado no contrato.
Caso o ativo-objeto perca valor ou o investidor simplesmente desista da operação, ele não é obrigado a efetivar a compra.
Opção de venda
Opção de venda, put option ou simplesmente put é o nome do contrato que dá a seu proprietário a possibilidade de vender uma ação pelo preço que foi previamente estipulado.
Lembrando que, no mercado de opções, é do investidor a decisão de exercer ou não seu contrato.
Short call
Chamamos de short call a estratégia de investimento que parte da crença de que o valor do ativo-objeto vai cair em um futuro próximo.
Assim, o investidor vende suas calls de maneira antecipada para garantir o valor do prêmio.
Long call
Na estratégia long call, por outro lado, o investidor parte do princípio de que o preço das ações deve aumentar até o prazo de vencimento da opção. Entretanto, essa é uma ótima forma de se beneficiar de valorizações no mercado sem se comprometer com o risco envolvido na compra de uma ação.
Short put
Uma estratégia short put descreve o movimento que o trader faz para vender suas opções de venda quando prevê uma desvalorização do ativo-objeto. Contudo, nesse cenário, os ganhos da transação para quem vende estão limitados ao valor do prêmio, já que ele abre mão de vender as ações com o preço congelado.
Long put
Por outro lado, na long put, o investidor observa indícios de que haverá uma valorização na cotação do ativo-objeto.
A partir disso, ele vai comprar mais opções de venda para assegurar seu direito de comprar as ações no futuro com o mesmo preço de hoje.
Strike
No mercado de opções, strike é o nome utilizado para se referir ao preço de exercício da ação.
Hedge
Quem opera na bolsa de valores com foco em hedge está tomando medidas de proteção para garantir maior segurança na renda variável.
Existem diversos tipos de hedge possíveis.
No mercado de ações, a sua utilização significa a compra coberta de ações e opções de compra e venda do mesmo ativo-objeto.
Payoff
No mercado financeiro, o payoff significa a relação entre o dinheiro ganho em caso de lucro e o valor perdido quando existe um prejuízo na transação.
Opção no dinheiro
São consideradas opções no dinheiro (at the money ou ATM, no inglês) aquelas que têm os preços de suas calls e puts iguais ao preço do ativo-objeto.
Opção fora do dinheiro
As opções fora do dinheiro (out of money ou OTM) são aquelas que já têm seu valor de cotação inferior ao preço do ativo-objeto.
Opção dentro do dinheiro
Por fim, as opções dentro do dinheiro (in the money ou ITM) são as que apresentam um preço de contrato superior ao atual do ativo-objeto.
Ativo-objeto
Chamamos de ativo-objeto a ação para a qual se refere uma opção de compra ou venda.
Titular
No mercado, quem investe na compra de um contrato de opções de compra ou venda é chamado de titular.
Lançador
Nas negociações de uma opção, lançador é o nome dado à pessoa que está vendendo o seu contrato para outra.
Straddle
Essa estratégia do mercado de opções prevê a compra simultânea de uma call e uma put da mesma empresa. Assim, se o valor da ação cair, a call também deve se desvalorizar, mas a put ganha valor, o que acaba compensando a diferença.
Conclusão
Quando o assunto é mercado de opções, até mesmo os investidores mais experientes podem ter dúvidas.
Isso porque essa modalidade é complexa e exige estudo, conhecimento e atualização para qualificar suas decisões.
E asim, as opções são indicadas para quem tem um perfil de investidor agressivo. Por um lado, a aplicação nesse mercado não tem apenas maiores riscos envolvidos. Ela também oferece grande potencial de ganhos.