As Carreiras que as Faculdades Não Estão Preparadas para Ensinar

As Carreiras que as Faculdades Não Estão Preparadas para Ensinar
Patrocinado

Para você que esta na faculdade ou pretende entrar. Até mesmo se é pai ou mãe e tem filho neste dilema, esta na hora de abrir os olhos antes de seguir em frente. Já pensou sobre as carreiras que as faculdades não estão preparadas para ensinar?

Já foram publicados muitos estudos que apontam que robôs devem substituir aproximadamente 800 milhões de empregos até 2030. Você não acredita que apenas este fato já é suficiente para te fazer abrir os olhos quando o assunto é carreira e emprego daqui para frente?

Saber quais serão as profissões do futuro não é apenas uma questão de matar a curiosidade ou verificar quais teorias de filmes de ficção científica serão comprovadas. Mas sim buscar escolher uma possível carreira ou especialização que ainda seja viável por um bom tempo após a formatura.

Você já percebeu que a profissão de motorista por exemplo, esta com os dias contados? Isto mesmo, os veículos autônomos são uma realidade, em pleno funcionamento. E até no Brasil, onde tudo demora anos a chegar, já se tornou realidade também. Empresas antenadas já estão empregando estes veículos que não necessitam de motoristas. Os próprios motoristas de aplicativos que ainda são recentes no país já estão sendo deixados de lado. Acha que estou brincando? Dá uma olhadinha no artigo que esta no link de veículos autônomos.

Tudo bem que motorista não é uma profissão que necessite curso superior. Mas, foi apenas uma forma de fazer você refletir um pouquinho sobre uma das profissões que mais emprega no país atualmente.

Novas carreiras

A alteração de um sistema pode ser a atividade que sintetiza a função de um hacker. Desta forma, em um futuro não muito distante os hackers especializados em modificações genéticas serão fundamentais. Com seus trabalhos voltados tanto para alimentos como para seres-humanos. Esse profissional terá que proporcionar melhorias em níveis celulares e microbiológicos.

Outro profissional do futuro próximo é o técnico em telemedicina. Sua principal função será levar o atendimento médico para as áreas mais distantes do país. Seja para diagnósticos ou tratamentos. Esse profissional, que deverá possuir conhecimentos voltados para área de engenharia e análise de sistemas, construirá uma ponte entre o paciente e o médico.

As da Sustentabilidade

Este profissional terá desafios imensos pela frente em se tratando de Brasil. O gestor de resíduos terá como principal desafio dar uma nova funcionalidade aos materiais descartados, evitando assim a agressão ao meio ambiente. Ele irá trabalhar em parceria com o analista de reciclagem. Como o gestor de resíduos ele também tem o foco em diminuir o impacto ambiental causado pelas empresas. No entanto, a sua função está mais atrelada em levantar o que pode ou não ser reciclado.

O fiscal de mudanças climáticas terá como tarefa conceder licenças para intervenções nos padrões climáticos e evitar ataques terroristas químicos na atmosfera.

Ainda voltados aos recursos naturais e ambiente e considerando o aquecimento global acelerado. A busca por profissionais que possam promover a saúde do meio ambiente e o avanço tecnológico ao mesmo tempo será crescente. Por esse motivo, os especialistas em energias renováveis ou energias alternativas terão espaço garantido.

As de suporte ao ser humano

Empresas como Google, Facebook e Amazon já possuem os programadores de entretenimento pessoal. É estimado que até 2030 muitas empresas estejam prontas para esse tipo de serviço.

Os profissionais de saúde mental dificilmente serão substituídos por máquinas. Já com o aumento de doenças da mente, psicólogos, terapeutas e psiquiatras serão cada vez mais procurados.

Juntamente com os profissionais de desenvolvimento pessoal e profissional. Visto que a tecnologia tem deixado o ser humano desalinhado, o que o obriga a buscar o total controle de todos os setores de sua vida. Nesta etapa o coaching será uma profissão com grande potencial para o futuro. Seja para o desenvolvimento profissional ou pessoal, esse profissional irá oferecer uma ajuda especializada com foco em resultados a logo, médio ou curto prazo.

Ainda na corrida do ser humano de se manter humano em meio a tecnologia, o gestor de qualidade de vida irá trabalhar a fim de trazer mais cooperação para o ambiente de trabalho. Com métodos que focam no equilíbrio pessoal e profissional dos indivíduos de uma equipe.

Alinhado ao ambiente profissional o coordenador de desenvolvimento da força de trabalho, poderá ter formação em Psicologia com especialização em Administração. Chega com o desafio de coordenar pessoas, a fim de trazer mais produtividade para a empresa e capacitação para os funcionários tentando manter uma atmosfera mais humana.

O advogado tributário internacional em meio ao mundo dos tributos vai desenvolver um trabalho com foco em legislação de carga tributária. E devida às constantes mudanças da economia, a carência de profissionais especializados nessa área do direito tende a aumentar.

As de reestruturação

Por mais que ainda no Brasil muitos acreditem que há muita terra e espaço a ser explorado, a realidade mundial esta longe disto. A cidade de São Paulo já é bem característica e espelha a realidade global da falta de espaço. Com esta realidade surgem os fazendeiros verticais.

As fazendas verticais já existem em cidades como Nova York e Londres. No entanto, essa tendência de cultivo, que consiste em plantar verduras, plantas e aumentar a área verde em prédios e terraços, sofre grandes riscos de se espalhar em outras metrópoles do mundo. O aproveitamento do espaço já é uma gestão extremamente importante e a produção alimentar também estar sofrendo modificações por esta razão.

As da Tecnologia de Reformulação de Padrões

Piloto de drones é outra profissão em demanda em breve. O uso dos drones por setores como correios, segurança, monitoramento e varejos é um comportamento cada vez mais comum. Portanto, profissionais que entendam esse tipo de mecanismo terão um espaço promissor em um futuro mercado de trabalho.

A lista é bem maior que isso e continuarei a tratar sobre o assunto em outros posts. Por hoje o bônus que deixo a vocês é a minha preferida. Profissionais de moeda virtual. As moedas virtuais vieram para ficar. Por esse motivo, ao longo dos anos haverá uma carência maior de especialistas capacitados em estudar esse novo setor da economia. Embora os governantes mundiais tentem frear esta tecnologia, uma hora ou outra ela tomará conta do cenário.

E você o que pensa destas profissões? Você acha que nossas faculdades estão preparadas e preparando para isso? Se você também achar que estou mais para escritora de ficção científica, não tem problema. Deixe seu comentário abaixo, temos certamente muito a refletir e tratar sobre as profissões e carreiras do futuro.