Avaliação da Tenda pelo S&P é elevada por geração de caixa. De acordo com o comunicado da S&P a Tenda é uma das empresas com menor alavancagem do mercado imobiliário. O que segundo o documento, deve permanecer por muito tempo, devido à sua “política financeira rigorosa”, responsável por manter a dívida líquida próxima de zero.
A agência de rating S&P acredita na geração de caixa da empresa. Porém, observa que é provável que a migração da Tenda para o modelo de construção off-site (casas pré-fabricadas) “corroa um pouco dessa geração no início das operações”.
Criptomoedas serão distribuídas como forma de gerar renda
Entretanto, a agência alerta para a capacidade de a Tenda preservar sua geração de caixa, mesmo com investimentos maiores. “Mesmo em um cenário de inflação de custos e consequente aumento de preços de moradias. O S&P acredita que a Tenda pode se beneficiar por ser umas das construtoras com o menor preço de mercado”, afirma.
O que é a S&P?
S&P é a sigla para Standard & Poor’s. É uma agência global de rating, isto é, de classificação de empresas, ativos, e do perfil de risco de crédito de países. Junto com outras agências, como Fitch e Moody’s, é uma das principais a realizar esse trabalho.
Como funciona e o que é Rating
Quando falamos de investimento e empresas a palavra rating esta sempre presente. Cada agência aplica sua própria metodologia para medir a qualidade de crédito e usa uma escala de ratings específica para publicar opiniões de ratings. Normalmente, os ratings são expressos por meio de letras que variam, por exemplo, de ‘AAA’ a ‘D’ para comunicar a opinião da agência sobre o nível relativo de risco de crédito.
Contudo, é importante entender que os ratings de crédito são uma opinião prospectiva sobre a qualidade de crédito. Os ratings de crédito expressam a opinião da S&P Global Ratings sobre a capacidade e a vontade de um emissor. Seja uma corporação, ou um governo estadual ou municipal de honrar suas obrigações financeiras, integralmente e no prazo determinado.
Investidores reais investindo em terrenos virtuais
E ainda, os ratings de crédito também podem refletir a qualidade de crédito de um título de dívida individual. Como exemplo podemos falar de um título de dívida corporativo ou municipal ou ativos-lastreados em empréstimos hipotecários, e a probabilidade relativa de default dessa emissão.
Entretanto, os ratings são elaborados por organizações como a S&P Global Ratings, frequentemente denominadas agências de rating, que se especializam em avaliar o risco de crédito. Como o passar do tempo a credibilidade das agências em geral foi decaindo um pouco. Muito também pela crise que ocorreu em 2008.