Patrocinado

Após comemorar boas taxas de aprovação no início do ano, a quantidade de pessoas descontentes com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela primeira vez no mandato, supera as que estão satisfeitas, segundo a pesquisa de popularidade da AtlasIntel.

A quantidade de brasileiros que avaliam o governo como “ruim e péssimo” foi de 39% para 41%. Já o universo de pessoas que responderam “ótimo e bom” caiu de 42% para 38%. A opção “regular” subiu de 16% para 18%.

MAIS: Funcionários do Tesouro e CGU em greve nesta terça-feira, governo não atende reinvindicações

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Petrobras reporta queda de 28% no lucro do último trimestre

Movimentos semelhantes são observados em relação à aprovação do presidente, que despencou de 52%, em janeiro, para 47%, agora. A desaprovação foi de 43% para 46%.

Pela margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, é possível afirmar que há um empate entre a parcela da população que aprova e a que desaprova o presidente.

AINDA: AGU pede bloqueio de bens da Jovem Pan por multa do TSE por criticar processo eleitoral

VEJA: Presidente do STF mantém discursos ativista e crítico ao ex-presidente Bolsonaro, mostrando parcialidade

Problemas do Brasil 

A pesquisa avaliou também quais são os principais problemas do Brasil que a população mais se queixa. São eles:

Segurança Pública: 50%

Justiça e combate à corrupção: 59%

Pobreza, desemprego e desigualdade social: 20%

Mau funcionamento da Justiça: 16% 

Além desses fatores, a situação econômica do país também é um dos fatores que têm feito o favoritismo de Lula desabar. O governo comemorou o PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado ter ficado em 2,9%, o melhor resultado em 12 anos, no entanto a percepção da população parece se descolar da realidade. 53% consideram a situação do país ruim, e apenas 28%, boa. 

MAIS: Jornalista americano afirma que “Brasil não é mais uma democracia”

As circunstâncias da família também são vistas como ruins por 34% e 23% como boas. A situação do emprego segue o mesmo caminho: 57% ruim, e 19%, boa. Atualmente, segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil é de 7,6%, a melhor desde 2015.