Patrocinado

Como se já não tivesse despertado incômodos suficientes no Congresso Nacional ao agendar o julgamento para descriminalizar do porte de drogas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez discurso ativista durante a aula magna da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em que listou e criticou práticas atribuídas ao governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro, direcionando insultos às Forças Armadas.

O ministro tem deixado de lado a premissa de sua função de se manifestar apenas nos autos e com embasamento constitucional.

SAIBA: Jornalista americano afirma que “Brasil não é mais uma democracia”

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Evento com Moraes e Pacheco na Argentina é cancelado por falta de público

Ao defender que ‘os últimos anos’ da história do Brasil romperam com ’35 anos de instabilidade institucional’, Barroso citou ameaça de golpe de Estado, utilização política da fé e a ascensão de uma “extrema direita, que capturou o pensamento conservador”.

VEJA: Pesquisa aponta que 74% dos brasileiros são contrários as decisões do STF de anular lava jato

Em fala direcionada às Forças Armadas, Barroso disse que os militares “foram manipulados e arremessados na política por más lideranças. Fizeram um papelão no TSE, convidados para ajudar na segurança, para dar transparência, foram induzidos por uma má liderança a ficarem levantando suspeitas falsas”.

MAIS: Ministros do governo acumulam cargos além de ministérios para adicionar remuneração em R$ 36 mil

Questionado pela imprensa sobre a menção os militares, Barroso tentou suavizar as declarações. Mas tocou no ponto ‘sensível’ de atribuir teor negativo a presença dos militares na política.

VEJA: Entrevista de CEO da Petrobras rendeu milhões em operações de “put” pela XP, insider trading precisa ser investigado

“Ressaltei o papel exemplar que as Forças Armadas desempenharam nos 35 anos da democracia brasileira, cumprindo funções constitucionais e fora da política, e um dos pontos que eu acho que nós já estamos superando foi o que todos consideraram uma indevida politização das Forças Armadas”, afirmou.

Aparentemente alinhado com o Supremo, o governo defende, por meio de PEC, que tramita no Senado, impor que militares que pretendam se candidatar sejam, automaticamente, empurrados à reserva, desincentivando a presença de militares em cargos eletivos.

MAIS: Ciro Gomes denuncia que governo Lula pagou precatórios para favorecer Bancos