Balanços agitam a semana além de Eletrobras e IPCA-15

Agenda FATOS IMPORTANTES da semana vem com divulgação de balanços e Copom definindo a Selic
Patrocinado

Balanços agitam a semana além de Eletrobras e IPCA-15. E assim, a semana começa com feriado nos Estados Unidos já na segunda-feira (21), Dia do Presidente, motivo pela qual as Bolsas em Wall Street estarão fechadas. Os mercados devem operar com menos liquidez, mas prometem continuar repercutindo as tensões entre Rússia e Ucrânia, que balançaram as Bolsas na semana passada, com o risco de uma guerra iminente.

E ainda, na agenda semanal de indicadores do Brasil, o destaque fica com a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), referente à fevereiro. O dado será divulgado na quarta-feira (23), às 9h da manhã, antes da abertura do mercado. O consenso aponta para um avanço de 0,7%, mas o Bradesco prevê alta mensal de 0,84% e o Itaú, de 0,87%.

Geração de vapor a biomassa é investimento da Braskem e Veolia

“A inflação fora do núcleo deve pressionar o índice para cima novamente, principalmente gastos com taxas de matrícula, itens alimentícios e veículos usados e novos. O núcleo da inflação também continuará pressionado, tanto pelos preços de bens quanto os de serviços”, diz a análise do banco.

Desta forma, na agenda local, as transações correntes referentes à janeiro saem na quarta-feira (23) e devem apresentar déficit de US$ 6,9 bilhões, nos cálculos do Itaú; o consolidado das contas públicas estão previstos para quinta-feira e, no mesmo dia, saem as estatísticas monetárias e de crédito do Banco Central.

Neoenergia tem resultado em linha porém ações caem

E assim, na quinta-feira (24) tem a taxa de desemprego calculada pela pesquisa PNAD Contínua, referente a dezembro último. O Itaú acredita em queda para 11,1%, levando em conta dados que apontam para o aumento no número de vagas formais no mês e também em janeiro.

Por fim, na sexta-feira (25), sai o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, usado para ajustar alguns contratos de aluguel. O Itaú prevê alta mensal de 1,65%.

Mercado de valores mobiliários

Acontece a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Eletrobras, marcada para terça-feira (22), para deliberar sobre a privatização da empresa. Após a aprovação dos estudos técnicos no Tribunal de Contas da União (TCU), na semana passada, os acionistas da estatal precisam:

aprovar a emissão de novas ações da empresa na Bolsa brasileira e em Nova York, conforme prevê o plano de desestatização;
aprovar a reestruturação societária da Eletrobras;
autorizar o conselho de administração a definir, negociar e aprovar os termos das ofertas.
Todos esses itens precisam ser aprovados, sem exceção, na AGE para que a privatização ocorra. Com o aval dos acionistas, o processo deve voltar a ser discutido pelo TCU em março. Se na primeira avaliação, os ministros discutiram outorga e outros valores referentes à desestatização, na segunda fase, eles vão deliberar sobre o processo de capitalização em si.

Possibilidade de dividendos recorrentes da Petrobras eleva preço-alvo

No entanto, a Braskem faz assembleia com acionistas preferencialistas na sexta-feira (25), para deliberar sobre a conversão de ações PN classe B em classe A, na razão de duas para uma. O encontro faz parte dos preparativos para a migração da empresa ao segmento Novo Mercado da B3 e também tem o objetivo de simplificar a estrutura de capital da companhia, assim como equalizar direitos entre acionistas preferencialistas. A migração é uma etapa para o follow-on da empresa ser realizado, com a venda das ações restantes da Petrobras e da Novonor.

Petróleo sobe com alerta sobre tensão Rússia-Ucrânia futuros americanos caem

E ainda, a Alpargatas também deverá definir o preço por ação para a oferta subsequente da companhia, que deve levantar R$ 2,5 bilhões. Trata-se de uma oferta primária, logo, o valor captado vai reforçar o caixa da empresa e deve ser usado para pagar parte da aquisição da marca de calçados Rothy’s.

E por fim, empresas de peso do Ibovespa divulgam resultados. Petrobras (PETR3,PETR4) apresentará os números na quarta-feira (23), enquanto Vale (VALE3) e Ambev (ABEV3) soltarão balanços na quinta-feira (24).