Petróleo sobe com alerta sobre tensão Rússia-Ucrânia futuros americanos caem

Petróleo sobe com alerta sobre tensão Rússia-Ucrânia futuros
Patrocinado

Petróleo sobe com alerta sobre tensão Rússia-Ucrânia futuros americanos caem. Os principais índices futuros do mercado americano registram queda nos primeiros negócios na noite do domingo (20). Acompanham as tensões na Ucrânia, com alguns desdobramentos durante o fim de semana. Às 20h20 (horário de Brasília), o índice S&P 500 Futuro tinha queda de 0,54%, a 4.320 pontos, o Dow Jones Futuro caía 0,29%, a 33.909 pontos, enquanto o Nasdaq Futuro tinha baixa mais expressiva, de 0,93%, a 13.866 pontos.

Contudo,  a tensão geopolítica predomina sobre as cotações da commodity, com o contrato do WTI com vencimento em março registrando alta de 1,84%, a US$ 92,75 o barril, enquanto o brent para abril subia 1,27%, a US$ 94,73 o barril.

Tigre tem 25% de sua participação comprada pelo fundo Advent

Isto porque, o final de semana foi de aumento das tensões sobre a Ucrânia e a Rússia, uma vez que havia indicações de que Vladimir Putin, presidente russo, ordenaria a invasão do país vizinho antes do fim dos Jogos Olímpicos de Inverno, que foram encerrados neste domingo.

Em adição, a Rússia e a Belarus ampliaram os exercícios militares que deveriam terminar neste domingo, disse o ministro da Defesa da Belarus. A medida intensificou ainda mais a pressão sobre a Ucrânia, enquanto líderes ocidentais alertam para um iminente ataque russo. A decisão de estender os exercícios foi tomada devido à atividade militar perto das fronteiras da Rússia e da Belarus e uma escalada da situação na região de Donbass, no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa da Belarus em comunicado.

Neoenergia tem resultado em linha porém ações caem

Enquanto isso, os principais contratos de petróleo registravam ganhos, após terminarem a semana passada sem direção definida, mas com o petróleo dos Estados Unidos interrompendo oito semanas de ganhos, já que a perspectiva de aumento das exportações iranianas de petróleo ofuscou os temores de uma possível interrupção no fornecimento resultante da crise Rússia-Ucrânia.

No entanto, David Martin, correspondente de segurança nacional da CBS News, disse que o serviço de inteligência dos EUA tem informações de que comandantes russos receberam ordens para prosseguir com uma invasão da Ucrânia. Na segunda-feira,21 é feriado nos EUA.