Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil

Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil
Patrocinado

Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil, o comunicado aconteceu nesta quinta-feira, 20. Para tanto, o BC formou um grupo de trabalho para discutir impactos de uma eventual emissão de moeda digital pela autoridade monetária no Brasil.

Entretanto, o objetivo é propor modelo de eventual emissão de moeda digital, com identificação de riscos. O que inclui a segurança cibernética, a proteção de dados e a aderência normativa e regulatória, afirmou o BC.

A moeda digital segundo o BC será denominada CBDC, ou seja, “central bank digital currency”. Ela é diferente de uma criptomoeda sem garantia nacional, como bitcoin, por ser uma nova forma de representação da moeda já emitida pelo BC do país em questão. Nesta premissa a moeda portanto será parte da política monetária.

Desta forma o BC acredita que essa nova modalidade de moeda pode provocar mudanças substanciais no Sistema Financeiro Nacional.

No entanto, o Banco Central frisou que as CBDCs são objeto de estudo mundial. E por isto podem representar “uma possibilidade para aprimorar o modelo vigente das transações comerciais entre as pessoas e mesmo entre países”.

Entretanto, o objetivo do estudo também é comparar os potenciais benefícios de uma CBDC. Para o aprimoramento do bem-estar e na preservação da cidadania financeira de sua sociedade com os riscos inerentes dessa nova forma de pagamento.

O grupo também analisará os impactos da CBDC sobre a inclusão e a estabilidade financeiras. Além da condução das políticas monetária e econômica e avaliar os potenciais benefícios complementares aos que já serão introduzidos com o Pix. O Pix é a plataforma de pagamentos instantâneos do BC que entrará em operação em novembro.

Entre os objetivos também esta o de propor o modelo de eventual emissão de moeda digital, com identificação de riscos. O que inclui a segurança cibernética, a proteção de dados e a aderência normativa e regulatória, concluiu o BC.