Patrocinado
Início Cripto Blockchain Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil

Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil

Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil

Banco Central estuda emissão de moeda digital no Brasil, o comunicado aconteceu nesta quinta-feira, 20. Para tanto, o BC formou um grupo de trabalho para discutir impactos de uma eventual emissão de moeda digital pela autoridade monetária no Brasil.

Entretanto, o objetivo é propor modelo de eventual emissão de moeda digital, com identificação de riscos. O que inclui a segurança cibernética, a proteção de dados e a aderência normativa e regulatória, afirmou o BC.

A moeda digital segundo o BC será denominada CBDC, ou seja, “central bank digital currency”. Ela é diferente de uma criptomoeda sem garantia nacional, como bitcoin, por ser uma nova forma de representação da moeda já emitida pelo BC do país em questão. Nesta premissa a moeda portanto será parte da política monetária.

Desta forma o BC acredita que essa nova modalidade de moeda pode provocar mudanças substanciais no Sistema Financeiro Nacional.

No entanto, o Banco Central frisou que as CBDCs são objeto de estudo mundial. E por isto podem representar “uma possibilidade para aprimorar o modelo vigente das transações comerciais entre as pessoas e mesmo entre países”.

Entretanto, o objetivo do estudo também é comparar os potenciais benefícios de uma CBDC. Para o aprimoramento do bem-estar e na preservação da cidadania financeira de sua sociedade com os riscos inerentes dessa nova forma de pagamento.

O grupo também analisará os impactos da CBDC sobre a inclusão e a estabilidade financeiras. Além da condução das políticas monetária e econômica e avaliar os potenciais benefícios complementares aos que já serão introduzidos com o Pix. O Pix é a plataforma de pagamentos instantâneos do BC que entrará em operação em novembro.

Entre os objetivos também esta o de propor o modelo de eventual emissão de moeda digital, com identificação de riscos. O que inclui a segurança cibernética, a proteção de dados e a aderência normativa e regulatória, concluiu o BC.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile