Banco Central Sinalizou Possível fim da Baixa da Selic
Na semana passada o Banco Central cortou a taxa básica de juros novamente em 1%, levando-a a 8,25% ao ano. Além disto indicou que vai desacelerar o ritmo de reduções de forma gradual, mensagem reforçada na ata.
Os membros do Copom afirmaram que o processo de flexibilização monetária continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação.
Destacaram na ata a surpresa desinflacionária da queda intensa dos preços dos alimentos, explicando que esse fator responde por parcela relevante da diferença entre as projeções de inflação para 2017 e a meta.
De acordo com pesquisa Focus que o BC realiza semanalmente com economistas. A expectativa é de um corte de 0,75 ponto percentual na Selic na reunião de outubro.
Juros mais baixos podem ajudar a consolidar a recente melhora no consumo e no mercado de trabalho. O que contribuiu para o crescimento econômico acima das expectativas no segundo trimestre.