BC libera pagamentos por de várias formas por WhatsApp. O Banco Central do Brasil anunciou que irá permitir o pagamento para pessoas e pequenos negócios por meio do aplicativo de mensagens da Meta, o WhatsApp. Em comunicado, o presidente executivo da empresa, que também é dona do Facebook, comemorou a notícia, dizendo ter planos futuros para a ferramenta.
LEIA MAIS: Desemprego no Brasil em 2022 foi o menor dos últimos 7 anos
“Atualização do WhatsApp do Brasil: o Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, comenta Mark Zuckerberg.
Em comunicado, o Banco Central afirma que não vai ter mais nenhum impedimento regulatório que proíba a compra em empresas com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Confira comunicado do BC na íntegra:
“O Banco Central (BC) decidiu, na quinta-feira (02/03), pela cessação completa das medidas coercitivas aplicadas à Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda (Mastercard) e à Visa do Brasil Empreendimentos Ltda (Visa) que haviam.
SAIBA MAIS: Lula é considerado “gordofóbico” após afirmação sobre excesso de alimentos no país
suspendido a realização de transações de pagamento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay) com o uso dos arranjos de pagamento de propósito de compra (P2M) e de propósito de transferência (P2P) desses instituidores.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários deste aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P).
VOCÊ SABIA? Ibovespa encerra fevereiro com a maior queda dos últimos 22 anos
Destaca-se que, mesmo após a implementação em produção do Programa Facebook Pay, a adesão de novas instituições interessadas (credenciadores ou emissores) em participar da solução de pagamento deverá permanecer aberta.
Além disso, em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias.”
ENTENDA: Senadores com salários de R$ 44 mil irão trabalha apenas 9 tardes por mês