Patrocinado

Big Techs proíbem compartilhamento de notícias pelo usuário no Canadá. A Meta, empresa responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp, comunicou seus usuários do Canadá que a partir de agora eles não poderão mais compartilhar notícias nas plataformas.

LEIA: Investidor especulativo retira milhões da B3 em três dias

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

A medida é uma resposta à aprovação de um projeto de lei que vai obrigar as big techs que operam no país a pagar os responsáveis pelas publicações desse tipo de conteúdo. A votação aconteceu na última quinta-feira, 22.

LEIA: Rússia posiciona armas nucleares

Os debates sobre o pagamento de veículos de comunicação pelas big techs também ganharam força nos últimos tempos no Congresso dos Estados Unidos (EUA). Em 15 de junho, o projeto de lei que obriga as grandes empresas, como o Google e Meta, a pagarem por notícias compartilhadas em suas plataformas foi aprovado pelo Comitê Judiciário do Senado norte-americano. A proposta, agora, seguirá para o plenário.

VEJA: Jornal francês faz críticas a Lula e oferece capa com a frase “decepção”

O ministro do Patrimônio Canadense, Pablo Rodríguez, usou uma rede social para comemorar a decisão. “Notícia emocionante! (Sem trocadilho)”, publicou. Ele agradeceu aos congressistas que votaram pela aprovação da proposta. “Trabalho árduo”, escreveu.

As decisões do Canadá e dos EUA seguem o exemplo da Austrália, primeiro país no mundo que estipulou o pagamento pelas big techs pela exploração do conteúdo jornalístico. A lei australiana está em vigor desde 2021.

MAIS: Veículos elétricos em risco devido a baixa em suprimentos de lítio