Patrocinado

Rússia posiciona armas nucleares. País tentou matar ex-espião nos EUA. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o posicionamento de armas nucleares táticas em Belarus representa um lembrete de que o Ocidente não conseguirá impor uma derrota estratégica aos russos. Ele fez a declaração durante um fórum econômico em São Petersburgo, no último dia 16.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Estadão critica aproximação de Lula e MST e afirma necessidade de apoiar o agro

LEIA: Aprovação de Zanin ao STF pelo Senado é “deboche com a Constituição”, afirmou Estadão

Rússia tem matar ex-espião

Agentes de inteligência do presidente da Rússia, Vladimir Putin, tentaram matar Aleksandr Poteiev, ex-agente de inteligência russo responsável por revelar informações que levaram a uma investigação realizada pela Agência Federal de Inteligência norte-americana, o FBI. A informação foi publicada pelo jornal The New York Times no último dia 19.

O espião é um informante valioso para os Estados Unidos (EUA) e serviu como oficial de inteligência russo de alto escalão por mais de dez anos. A ação deteriorou as relações entre os dois países.

SAIBA: TCU vai apurar gastos sem licitação de ministro de Lula

Sanções e expulsões ocorreram, inclusive de altos cargos de inteligência em Moscou e Washington. Em decorrência da apuração, o FBI capturou 11 espiões que viviam na clandestinidade em cidades da costa leste norte-americana em 2010.

Eles tinham adotado nomes falsos e trabalhavam em empregos comuns — parte de um esforço ambicioso da SVR, a agência russa de espionagem no exterior, para coletar informação e recrutar mais agentes.

“Para Vladimir Putin, as linhas vermelhas já desapareceram faz tempo”, diz Marc Polymeropoulos, ex-agente da CIA que chefiou operações na Europa e na Rússia. “Ele quer ver todo esse pessoal morto.”

LEIA: Lula se reúne com ditador Cubano em Paris

A tentativa de assassinar Poteiev é revelada na edição britânica do livro Spies: The Epic Intelligence War Between East and West (Espiões: a épica guerra de inteligência entre Oriente e Ocidente, em tradução livre). A obra será lançada em 29 de junho.