Patrocinado

Bitcoin tem o melhor retorno do mês bolsa perde feio. O bitcoin parece não estar nem um pouco a fim de deixar a liderança do ranking dos melhores investimentos em 2023. A criptomoeda aparece novamente como o ativo mais rentável em março, acumulando alta em reais de cerca de 65% no ano, muito à frente do segundo colocado.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

Mas o pódio do mês também marca o retorno ao topo de ativos que, bem pouco tempo atrás, também amargavam perdas. Em segundo lugar aparece o ouro, que recupera seu brilho (sem trocadilho) em meio ao enfraquecimento global do dólar, e os títulos públicos prefixados, que agora também passaram a figurar entre as melhores aplicações do ano devido ao risco de alta da inflação.

VEJA: Desemprego no trimestre tem disparada a 8,6% dados do IBGE

A lanterna, por sua vez, ficou com o Ibovespa, o dólar e o IFIX, Índice de Fundos Imobiliários, os únicos do ranking a terem retorno negativo em março. Veja a seguir a lista completa com a performance dos principais investimentos no mês:

SAIBA: Mesmo com feriados semana tem payroll e indicadores

Os melhores investimentos de março

InvestimentoRentabilidade no mêsRentabilidade no ano
Bitcoin19,37%65,52%
Ouro4,61%5,30%
Tesouro Prefixado 20294,49%4,31%
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 20333,59%3,02%
Tesouro Prefixado 20262,93%5,31%
Índice de Debêntures Anbima – IPCA (IDA – IPCA)*2,42%-2,59%
Tesouro IPCA+ 20352,13%1,76%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20402,06%2,95%
Tesouro IPCA+ 20292,01%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20321,98%3,82%
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 20551,84%2,13%
Índice de Debêntures Anbima Geral (IDA – Geral)*1,35%-0,94%
Tesouro Selic 20261,14%
CDI*1,12%3,15%
Tesouro Selic 20291,09%
Tesouro IPCA+ 20451,03%-1,05%
Poupança antiga**0,65%2,01%
Poupança nova**0,65%2,01%
IFIX-1,69%-3,70%
Dólar PTAX-2,44%-2,62%
Ibovespa-2,91%-7,16%
Dólar à vista-2,99%-4,00%
(*) Até dia 30/03.
(**) Poupança com aniversário no dia 28.

Todos os desempenhos estão cotados em real. A rentabilidade dos títulos públicos considera o preço de compra na manhã da data inicial e o preço de venda na manhã da data final, conforme cálculo do Tesouro Direto.
Fontes: Banco Central, Anbima, Tesouro Direto, Broadcast e Coinbase, Inc..

MAIS INFORMAÇÃO: Presidente do Banco do Nordeste indicado por Lula já deu calote na instituição

O ritmo de aperto monetário foi contido pela quebradeira de bancos e empresas
A alta dos juros no Brasil e no mundo vinha sacrificando os ativos de risco – incluindo os digitais – e beneficiando a renda fixa pós-fixada, mas no último mês os bancos centrais receberam um indicativo nada gentil de que não poderiam apertar demais, sob o risco de uma quebradeira de empresas e bancos acabar tornando o cenário econômico muito pior.

Vimos bancos quebrarem nos Estados Unidos e, aqui no Brasil, temos visto, desde o início do ano, uma série de empresas, abertas ou fechadas, apresentando dificuldades para pagar dívidas e até pedindo recuperação judicial.

Por aqui, o estopim foi o caso da Americanas, que pode estar mais relacionado com fraude do que com o cenário macroeconômico, mas é fato que a RJ da varejista deixou investidores com pé atrás em relação a outras empresas do setor e a credibilidade de sua governança corporativa.

Além disso, bancos grandes tomaram um senhor calote da companhia e se tornaram mais diligentes na concessão de crédito, assim como os demais investidores do mercado de dívida corporativa – cenário nem um pouco amigável para empresas que já estavam bastante endividadas e prestes a ter dificuldades de pagar suas obrigações.

O risco fiscal no Brasil é preocupante e tem feito os investidores estrangeiros procurarem outros mercados, além da insegurança jurídica atual no país.

ENTENDA: Ibovespa tem queda de 1,7% após assimilar proposta de regra fiscal

Nos EUA e na Europa, o aperto monetário levou à bancarrota algumas instituições financeiras de menor porte, mais expostas a clientes arriscados ou que já vinham apresentando problemas financeiros prévios – caso do Credit Suisse.

Nem o Federal Reserve, nem o Banco Central Europeu e nem o BC brasileiro abaixaram a guarda diante da inflação ainda preocupante, nem indicaram que os juros devem parar de subir ou começar a cair em breve, conforme o caso.

Ainda assim, os banqueiros centrais entenderam que talvez não seja possível apertar demais a política monetária, para não mergulhar a economia em uma recessão pesada. Pelo contrário: nos EUA e na Europa, alguns bancos precisaram de algum tipo de resgate do governo, nem que fosse por meio de uma linha de crédito camarada.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Entenda as mudanças para a declaração de Imposto de Renda 2023

Dolar deu alívio

Essa espécie de limitação para o furor hawkish dos bancos centrais desacelerou os juros futuros e trouxe alívio para o dólar globalmente, dando espaço para a valorização de outras moedas fortes e até mesmo do real ante a moeda americana.

O dólar à vista, por exemplo, terminou março cotado a R$ 5,07, acumulando uma queda de 4,00% no ano.

As criptomoedas também se beneficiaram desse cenário, mas também da “desconfiança renovada” dos investidores em relação aos bancos tradicionais, diante da crise bancária nos EUA e na Europa. Isso deu ainda mais tração ao movimento de recuperação já visto por esses ativos desde o começo do ano.

VEJA: Advogado de integrante do PCC que planejava contra Moro é o mesmo de Lulinha

A ideia de que o aperto monetário americano não poderá ser mais forte do que se imaginava e o alívio no dólar também fortaleceram o ouro, ativo que se destaca em momentos de crise, desde que a perspectiva não seja de elevação dos juros nos EUA, o que tipicamente aumenta a atratividade dos títulos públicos do país frente ao metal, que não paga juros.

As despressurização dos juros futuros e do dólar deu às bolsas um espaço para a recuperação, inclusive no Brasil. Por aqui, ainda houve outro fator a contribuir para o alívio nos juros futuros e a alta do Ibovespa: o anúncio do novo arcabouço fiscal, que, em certa medida, até agradou ao mercado.

Para os títulos públicos prefixados e atrelados à inflação, a queda nos juros futuros foi mais que bem-vinda, pois esses ativos vinham sofrendo à beça com os juros de mercado em alta diante dos ruídos políticos entre governo e BC, além do aperto monetário nos Estados Unidos.

Mas, com a despressurização, esses papéis, que tipicamente se valorizam quando os juros futuros caem, puderam virar o desempenho no acumulado do ano do vermelho para o azul na maioria dos vencimentos. Os prefixados, que se beneficiam também de uma perspectiva de inflação controlada, tiveram as altas mais fortes.

MAIS INFORMAÇÃO: Cervejaria tem R$70 milhões desbloqueados no Santander

Bolsa brasileira em queda
As ações brasileiras, porém, não tiveram a mesma sorte. Embora o Ibovespa tenha apresentado recuperação na reta final do mês e retornado ao patamar dos 100 mil pontos (fechando a 101.882 pontos), essa retomada ainda não foi suficiente para apagar os efeitos das tensões anteriores e as marcas que toda a crise corporativa dos últimos meses, bem como os juros ainda elevados, deixou na B3.

Outro mercado que ainda sofre as consequências da crise de crédito do primeiro trimestre é o de debêntures. Em março, os títulos de dívida de empresas conseguiram uma boa recuperação com o alívio nos juros futuros, mas no ano ainda acumulam perdas, em reflexo sobretudo do escândalo da Americanas e das dificuldades da Light.

Maiores altas do Ibovespa em março

EmpresaCódigoDesempenho no mês
AzulAZUL468,02%
EcorodoviasECOR326,10%
EmbraerEMBR324,71%
GolGOLL420,43%
CCRCCRO316,01%
MéliuzCASH314,94%
EDP BrasilENBR313,65%
CemigCMIG410,66%
MRVMRVE38,14%
Raia DrogasilRADL37,23%

Fonte: B3/Broadcast

Maiores quedas do Ibovespa em março

EmpresaCódigoDesempenho no mês
HapvidaHAPV3-41,87%
QualicorpQUAL3-20,99%
3R PetroleumRRRP3-19,12%
Rede D’OrRDOR3-17,42%
ArezzoARZZ3-14,87%
AssaíASAI3-14,39%
Natura &CoNTCO3-13,84%
AlpargatasALPA4-13,79%
SuzanoSUZB3-12,97%
Lojas RennerLREN3-10,71%

Fonte: B3/Broadcast

Fundos imobiliários na UTI

Mas o setor que sem dúvidas ainda parece viver um inferno astral é o de fundos imobiliários. Não bastassem os juros ainda elevados e a inadimplência de empresas encrencadas que são inquilinas de fundos importantes da bolsa – como Tok&Stok e Marisa -, em março ainda foram noticiados casos de calote em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) que compõem as carteiras de FIIs com grande quantidade de cotistas.

LEIA: Funcionários da Caixa terão que devolver parte da PLR de 2022

Alguns desses fundos, inclusive, têm alta exposição a esses papéis e amargam perdas pesadas na bolsa. A inadimplência dos CRIs também se relaciona, em alguma medida, à crise financeira por que passam as empresas brasileiras diante dos juros altos e do crédito mais escasso, mostrando que os reflexos desse cenário ainda podem ser vistos por aí.