Patrocinado

Bolsa brasileira fecha em queda e voltará a funciona após feriado. O Ibovespa fechou em queda de quase 1% no pregão na sexta-feira, 17 — o último antes do feriado de Carnaval. Ao mesmo tempo, as negociações de hoje na Bolsa de Valores do Brasil (B3) terminaram com o dólar caindo cerca de 1%.

Desse modo, o principal índice do mercado imobiliário brasileiro encerrou valendo por volta de 109 mil pontos e o dólar fechou em R$ 5,16. As negociações na B3 voltarão apenas na quarta-feira 22, às 13 horas.

VEJA MAIS: Míriam Leitão tenta exaltar governo e recebe dura crítica de Lula

Para a queda de hoje do Ibovespa, além da parada do Carnaval, pesou o cenário externo. Os investidores aguardam uma possível elevação dos juros nos Estados Unidos, o que tornaria o mercado norte-americano mais atraente.

Na B3, os investidores estrangeiros controlam pouco mais da metade das movimentações. Além disso, no Brasil, os ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a política de juros do Banco Central causaram apreensão.

VOCÊ SABIA? AGU é acionada com denúncia de mentiras divulgadas por Haddad

O político criticou o atual nível de 13,75% ao ano para a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Roberto Campos, presidente do Banco Central, alega que o patamar é necessário para o controle da inflação.

A autoridade monetária decide de modo autônomo a taxa Selic. Lula, contudo, tem um trunfo na mesa: a escolha da meta para a inflação, que é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

SAIBA MAIS: STF libera uso de medida coercitiva para pagamento de dívidas

Além de Campos, o CMN é formado por outras duas cadeiras ocupadas por ministros do governo do petista: Fernando Haddad, da Fazenda; e Simone Tebet, do Planejamento. Lula controla, assim, dois dos três votos no conselho. As decisões do grupo ocorrem por maioria simples.

Assim, o governo pode elevar o valor da meta para a inflação. A medida abriria espaço para juros menores, mas resultaria em aumento maior no custo de vida dos brasileiros.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada