Patrocinado

Brasil deve cair no ranking internacional contra corrupção, após cassação irregular. A posição da ONG Transparência Brasil sobre a cassação do deputado Deltan Dallagnol (Pode-PR) é que deve derrubar o Brasil no índice internacional dos países corruptos.

AINDA: Empreiteira suspeita de fraude é beneficiada pelo governo Lula

Em nota, a entidade considera que a cassação pelo TSE “produzirá efeitos sistêmicos para a Justiça e a democracia no Brasil.” Além disso, “a atipicidade da dinâmica processual e da fundamentação” desgastam a Lei da Ficha Limpa, agravam a insegurança jurídica e fragilizam a representação democrática no País.

MAIS: ‘Mulas’ do PCC como influencers brasileiros são presos na França em navio

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. 

Desastre institucional

A Transparência avalia que a decisão do TSE ameaça direitos políticos fundamentais “resguardados pela Constituição e tratados internacionais”.

VEJA: Relator da cassação do deputado Deltan, Benedito Gonçalves é citado por Léo Pinheiro OAS, em delação na Lava Jato

Precedente perigoso

A ONG adverte que “acarreta perigo sistêmico” o precedente inventado no TSE porque poderá ser aplicada a outros casos por juízes eleitorais.

AINDA: Governo Lula está doente porque gasta demais, afirma Zema

Risco de uso abusivo

A “alteração casuística” também amplia “os riscos de utilização abusiva da Lei da Ficha Limpa, um “instrumento fundamental”.

Corrupção se fortalece

Além disso, a Transparência enfraquece o “enfrentamento da corrupção política” e prejudica a representação democrática.

SAIBA: Planilhas de propina da Odebrecht foram apagadas