Patrocinado

Brasil tem recorde de produção de carne de frango. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil bateu recorde de produção de carne de frango no primeiro trimestre de 2023. Foram 3,4 milhões de toneladas desse alimento.

A média de peso ficou em cerca de 2 quilos por animal. O IBGE divulgou os dados nesta terça-feira, 6. Atualmente, o Brasil está na segunda posição no ranking global para a produção de carne de frango. Além disso, o país é o maior exportador desse alimento no planeta.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Em 2022, por exemplo, o volume produzido nacionalmente fechou em 15,2 milhões de toneladas. A quantidade de 2023 fechará em 15,6 milhões de toneladas, de acordo com as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento.

SAIBA: Melhora de projeção do PIB é reflexo do agro com produção de 2022

Do total para este ano, 4,5 milhões de toneladas devem ser exportados. Os 10,6 milhões de toneladas restantes ficam para o mercado interno. Ou seja: 71 % são consumidos pela própria população localmente. São 51 quilos por habitante anualmente. Desse modo, esta é a proteína animal mais consumida no país.

VEJA: Sem se aproximar do povo Lula recusa convite para Marcha com Jesus

Brasil e os Estados produtores de carne de frango
No país, 16 Estados têm volumes expressivos de abates dessa ave. Três deles concentraram 60% de toda a produção desse tipo de proteína.

Com 1,2 milhão de toneladas, o Paraná lidera o top 3 do primeiro trimestre. Santa Catarina aparece na segunda posição (440 mil toneladas), seguida de São Paulo (390 mil toneladas).

SAIBA: Produção industrial cai 0,6% em abril, diz IBGE, mais que o esperado

Por volta de 95% da produção ocorre no Centro-Sul do país. Essa área é formada pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além do Distrito Federal, dez Estados compõem essa parte do país. São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Dessa lista, quatro Estados confirmaram focos de gripe aviária de alta patogenicidade em 2023: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contudo, todos os casos da doença registrados em território nacional ocorreram em aves silvestres. Assim, no Brasil, a doença não afetou a indústria de carne de frango, até o momento.

LEIA: Corolla perde o posto de carro mais vendido do mundo