Patrocinado
Início Economia e Dinheiro Brasileiro vai sentir no bolso a elevação da energia elétrica em setembro

Brasileiro vai sentir no bolso a elevação da energia elétrica em setembro

conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sob Lula, anunciou na noite de sexta-feira que a bandeira tarifária de setembro será vermelha patamar 2, o que implica na mais alta cobrança adicional na conta de luz a mesma foi acionada pela última vez na Pandemia de Covid-19 em 2021 e durou poucos meses.

AINDA: Reforma tributária do governo Lula reduz imposto sobre caviar à metade

Essa bandeira tarifária representa um acréscimo de 7,877 reais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil, que precisa ligar termelétricas mais caras quando o nível dos reservatórios cai.

LEIA: Brasil é o país que mais cobra imposto de medicamento do mundo

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

MAIS: Suposto agressor de Moraes em Roma foi agredido pelo filho do magistrado, aponta laudo de imagem

“A bandeira vermelha patamar 2  foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média)”, disse a Aneel, em nota.

Apesar do crescimento de outras fontes de energia, como a eólica e solar nos últimos anos, a fonte hidrelétrica ainda responde por mais da metade da matriz de eletricidade no país.

É importante lembrar que o presidente Lula precisa que a Itaipu tenha bastante lucro para custear seu projeto de trazer a COP30 no Brasil. A região escolhida por ele não tem infraestrutura para o evento.

AINDA: Lula quer R$ 1 bilhão de Itaipu e R$ 3 bilhões do BNDES para COP30

“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel, ao justificar a determinação da bandeira vermelha patamar 2. Essa bandeira com maior custo não era acionada desde agosto de 2021.

LEIA: MP de Lula que coloca nas contas de luz dos brasileiros divida de irmãos Batista ocorreu após 17 reuniões

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015 nos governos do PT, é justificado pelo governo como reflexo do custo variável da produção de energia, considerando também o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou na sexta-feira que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste devem atingir 48% da capacidade ao final de setembro, o menor nível em três anos para o mês. O nível estimado de 48%, porém, supera as marcas registradas para setembro em vários anos anteriores, principalmente entre 2014 e 2020, quando o nível dos reservatórios nesse mês do ano variou de 23% a 40%.

A projeção para os reservatórios do principal subsistema para armazenamento das hidrelétricas representa uma queda de 7,7 pontos percentuais frente aos 55,7% registrados na sexta-feira e ocorre em meio a um período seco com chuvas abaixo da média.

MAIS: Moraes com aval do STF e PGR determina a entrada do Brasil na lista dos países totalitários que baniram a plataforma X

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile