Patrocinado

O lutador brasileiro Renato Moicano, 34 anos, fez um discurso na noite de sábado 13, logo depois de vencer sua luta no UFC 300, em defesa da liberdade de expressão, para que todos entendessem ele uso a 1ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que estabelece que o Congresso não pode criar leis que limitem a liberdade de expressão. (veja vídeo)

MAIS: UBS alerta investidores sobre autoritarismo e vê bomba-relógio no setor de energia do Brasil

“Eu amo a América, eu amo a Constituição, eu amo a 1ª Emenda […] amo a Constituição, amo propriedade. Se você se importa com a porra do seu país, leia Ludwig von Mises e as 6 lições da Escola Austríaca, filhos da puta e também quero portar armas”, disse Moicano ainda no ringue.

MAIS: Milei em viagem aos EUA se encontra com Elon Musk

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

Sua declaração acaba inserida em uma discussão atual a respeito da liberdade de expressão envolvendo o dono do X e o Supremo Tribunal Federal, em especial o ministro Alexandre de Moraes (entenda mais abaixo).

SAIBA: Governo Lula causa mais tensão na Eletrobras

Musk denunciou descumprimento da lei por parte de Alexandre de Moraes

O comentário de Musk veio na sequência de denuncias feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger em 3 de abril. Segundo Shellenberger, o ministro tem “liderado um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil”.

AINDA: Governo suspende contratos de publicidade no X após denúncia de Elon Musk

Os comentários críticos escalaram o tom e Musk disse que pensa em fechar o Twitter no Brasil e que divulgará as exigências de Moraes que violam leis. Ele também chamou o ministro de “tirano”, “totalitário” e “draconiano”, dizendo que ele deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”.

E de fato as autoridades brasileiras até o momento não iniciaram investigação sobre as denuncias feitas, com isto Moraes e o governo Lula intensificaram perseguição a Elon Musk.

QUEM É LUDWIG VON MISES

Defensor do liberalismo, Ludwig von Mises (1881-1973) foi um dos economistas mais relevantes da escola austríaca. Escreveu livros como “As 6 lições”, citado por pelo lutador brasileiro, “O Marxismo Desmascarado” e “O Livre Mercado e seus Inimigos”. As 6 lições mencionadas pelo lutador são:

AINDA: Brasil cai no índice de liberdade econômica em 2023 e fica abaixo até da Nicarágua

As 6 lições mencionadas pelo lutador são: a liberdade econômica como fundadora da prosperidade; os perigos do intervencionismo do governo; promover investimento e acumulação de capital; o papel do capital estrangeiro no crescimento econômico; a importância do “som” do dinheiro; o poder dos consumidores.

VEJA O VÍDEO: