A humorista Dani Calabresa — nome artístico para Daniella Maria Giusti Barra — relatou à Justiça ter sido vítima de um golpe via WhatsApp, em que perdeu R$ 205 mil.
Dani afirmou ter uma conta conjunta com seus pais e, em outubro de 2020, seu pai recebeu mensagens pelo WhatsApp de golpista se passando por ela e solicitando que fossem feitos pagamentos e transferências para diversas contas bancárias.
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O pai da humorista não desconfiou que não fosse a filha, isso porque a forma de falar era semelhante, bem como a mudança de número de telefone não era atípica, visto que já havia acontecido devido ao assédio de fãs e da mídia.
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O golpe só foi percebido quando, ao se encontrar pessoalmente com os pais, os mesmos comentaram sobre a troca de número de telefone e sobre as transferências e pagamentos realizados. As informações são da coluna de Rogério Gentile, no Uol.
Prejuízo de R$ 205 mil
Mesmo com os R$ 205 mil perdidos, o prejuízo poderia ter sido ainda maior. Isso porque, após tomar conhecimento do ocorrido, Dani Calabresa conseguiu cancelar transferências que ainda estavam em agendamento para os dias seguintes.
O Itaú, banco em que tinha conta, restituiu cerca de R$ 42,5 mil para a humorista.
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Processo contra o Nubank
Apesar de ter conseguido reaver parte do valor, segundo a coluna, Dani Calabresa relatou o caso à Justiça devido ao processo que está movendo contra o Nubank, banco para o qual foi feita uma transferência no valor de R$ 29,3 mil.
Conforme noticiado, no processo, Dani Calabresa aponta que o banco não tomou os devidos cuidados para evitar que uma conta fosse criada em nome de um “fantasma”. A humorista pede a devolução do valor e indenização de R$ 15 mil por danos morais.
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O advogado Jorge Jardim, que representa a comediante, afirmou à Justiça que o site do Nubank menciona que realiza a abertura de conta corrente a qualquer indivíduo, bastando preencher os dados pessoais (nome, RG e CPF) e o fornecimento de e-mail e fotografia do pretenso documento de identidade.
“Convenhamos, tudo facilmente fraudável, ainda mais quando não há análise presencial”, disse.
o Nubank se posicionou sobre a questão e afirmou não ter sido formalmente notificada sobre o processo.
Confira o posicionamento na íntegra:
O Nubank não foi formalmente notificado sobre a ação judicial, e tampouco tem registro de contato, reclamação ou solicitação das partes envolvidas no incidente, que segundo a reportagem foi um golpe de whatsapp ocorrido em 2020 envolvendo diversas instituições financeiras. O Nubank segue à disposição para colaborar com investigações sobre atos criminosos e buscar a melhor resolução para as vítimas.
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Com relação a golpes dessa natureza, o Nubank reitera que mantém canais abertos para o atendimento imediato de vítimas (mais informações AQUI), que devem seguir o passo a passo abaixo. Nossas equipes especializadas estão prontas para analisar os casos imediatamente e tentar recuperar os valores por meio de bloqueio de contas e intermediação com outras instituições.
Entre em contato com o Nubank e demais instituições financeiras envolvidas e detalhe as operações que devem ser contestadas
Faça um Boletim de Ocorrência, com seus dados e detalhes da situação – encaminhe o BO para o Nubank e demais instituições financeiras
Denuncie o golpe do WhatsApp no e-mail [email protected] o número de telefone suspeito para ajudar e evitar outros golpes.
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