Patrocinado

Como Cuidar das Finanças aos 20 para Garantir os 30 e 40 anos

Esta é a melhor fase para pensar e planejar seu futuro. Isso inclui as finanças. Tudo oque você faz neste período da vida influencia diretamente no resto de sua vida. É hora de desenvolver hábitos e educação financeira. Aprender a pensar o seu dinheiro a médio e longo prazo. Estabelecer metas claras e prazo para alcançá-las, além de traçar a estratégia para o comprimento dos objetivos.

Monitore seus hábitos 

Organize seus rendimentos e comece a guardar dinheiro para sua aposentadoria. Não importa se você terá benefício do governo quando chegar lá. Faça sua parte agora, planeje um valor mensal que vai guardar para a aposentadoria. Apesar de estar longe o momento de sua aposentadoria quanto mais cedo você economizar para ela mais conforto financeiro terá no futuro. Seus rendimentos estarão muito maiores.

Seu estilo de vida deve sempre ser abaixo do limite se seus ganhos

Não queira dar um passo maior do que a perna e viver só de aparências. Isto vai lhe custar caro no futuro. Muitos jovens acham que tem que curtir e viver tudo de uma vez. Mas a vida é longa e sua capacidade de fazer dinheiro tende a diminuir com o tempo. Por isso, tenha um estilo de vida básico nesta fase. Você pode curtir a vida sem ter que abrir mão de seus projetos financeiros para o futuro, basta foco.

Você pode estar muito bem vestido por exemplo, gastando o que seu amigo gastou em uma única camisa. Não se iluda em gastar com marcas, no início da vida você precisa criar a engrenagem que faz seu dinheiro render. Depois que todo seu mecanismo estiver desenvolvido, ai você pode se dar ao luxo de pagar por uma única peça o que poderia renovar seu guarda roupas.

Reserva de emergência

Não misture suas economias. Você precisa ter uma reserva de emergência para um possível desemprego, gasto não planejado. Mas esta reserva não é a mesma da aposentadoria. Cada economia tem um propósito e você precisa ser fiel a isto, caso contrário não ha como cumprir os objetivos.

Conhecimento é fundamental

Estude e leia sobre investimentos. Não caia em conversas de consultores ou gerentes de conta. Eles te metas a cumprir e não estão preocupados com o seu resultado financeiro. A melhor forma de fazer seu dinheiro ter o máximo rendimento é conhecer as diferenças entre um tipo de investimento e outro e fazer as contas. Isto vai lhe render um grande lucro ao longo dos anos. No Portal Investidores Brasil você encontra toda informação que precisa sobre investimentos de todos os tipos.

Cuidado com o Cartão de Crédito

O cartão é um dinheiro fácil e falso. Você facilmente gasta o que não tem, e ai vai ter que pagar juros enormes. Se você não consegue se controlar e organizar na hora de usar o cartão de crédito, é melhor nem ter um.

Trabalhe pelo resultado

Não importa o que você faça na vida. Não trabalhe pelo salário ou para cumprir a carga horária. Trabalhe pelo resultado sempre, pessoas focadas em resultado tem maior retorno em todas as áreas da vida. Tiram sempre o melhor de tudo.

Faça você mesmo

Nada de pagar pessoas para fazer tudo para você. Faça você mesmo, desenvolva novos conhecimentos, e de quebra economize. Você mesmo pode cuidar da limpeza de seu carro e sua casa nas horas vagas. Pode fazer uma pintura na parede, uma melhoria em um móvel.

A internet te ensina a fazer tudo que você imaginar. Use isso a seu favor e desenvolva habilidades além de economizar muito dinheiro.