9.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 17, 2019

Como Melhorar as Conexões no Trabalho em Tempos de Comunicação Virtual

Como Melhorar as Conexões no Trabalho em Tempos de Comunicação Virtual.

Como Melhorar as Conexões no Trabalho em Tempos de Comunicação Virtual. Na era dos aplicativos smartphones e rede sociais um novo desafio se apresenta para as equipes e empresas.

Uma pesquisa recente com mais de 2.000 gerentes e funcionários em 10 países diferentes descobriu que os funcionários dependem cada vez mais da tecnologia para se comunicar com seus colegas. Isto inclui também o e-mail com 45%, mensagens de texto com 15% e mensagens instantâneas próximo a 12%.

Com tanta tecnologia surge o distanciamento, e com ele a solidão. Por isso, o espírito de equipe e comprometimento com a empresa acabam se perdendo.

Embora no Brasil os números ainda sejam pequenos. Nos Estados Unidos os trabalhadores remotos cresceram na última década. Entretanto, apenas 5% desses trabalhadores se vêem permanecendo na mesma empresa durante toda a sua carreira.

Remoto ou Presencial

Embora os profissionais busquem flexibilidade para o trabalho. Existem pesquisa que apontam que os trabalhadores remotos são mais propensos a desistir de seus empregos. Fato que ocorre por causa da solidão, além do baixo engajamento.

Por isto existem os espaços de co-working, onde várias pessoas trabalham no mesmo local. As pessoas querem a conexão humana. Caso contrário, simplesmente trabalhariam de casa.

O indivíduo que trabalha remotamente precisa ter um comportamento similar ao que trabalha dentro da empresa. Por exemplo, ele deve se vestir adequadamente para trabalhar.

É necessário ele entender também que precisa maximizar seu tempo no período destinado ao trabalho. Em outras palavras, quando se está trabalhando, é necessário tempo para se concentrar, pensar profundamente e prestar atenção às suas palavras, pensamentos e idéias. Em contrapartida o tempo colaborativo para compartilhar essas ideias também é importante.

Cultivar Relacionamentos

Em adição ao tempo necessário focado no trabalho, a maioria das pessoas acredita ser  provável que permaneceria mais tempo com a empresa se tivessem mais amigos. Isso ocorre pois o trabalho real é importante. Acima de tudo, é crucial cultivar amizades.

De acordo com a pesquisa do local de trabalho conduzida pela Future Workplace, uma empresa de consultoria de RH, e Virgin Pulse, uma empresa de saúde digital, os resultados foram os seguintes. De todos os funcionários no mundo 7% não têm amigos no trabalho e mais da metade tem cinco ou menos amigos.

Sabemos que não é possível substituir as interações face a face no trabalho. Quando estiver em uma sala – em uma reunião, evento ou mesmo comemorando um aniversário no trabalho – esteja presente. Largue o telefone e fale com as pessoas.

As Gerações e a Necessidade de Estar Junto

Ainda de acordo com a pesquisa, para os funcionários mais jovens, ou seja, a geração Z 74% necessitam do contato para fortalecer os laços de trabalho e com a empresa.

Entretanto para a geração do milênio 69% dizem que ficariam mais tempo com sua empresa se tivessem mais amigos.

Depois disto vem a geração X com uma necessidade de  conexão real de 59%. E os baby boomers são os menos afetados pela necessidade de contato e amigos com 40%.

E o Burnout pode ser combatido de que forma?

Algumas coisas interessantes estão acontecendo ao redor do mundo para combater o burnout. Por exemplo, na Finlândia e no Reino Unido, empresas estão adotado uma semana de trabalho de quatro dias.

Na França, como no Brasil os trabalhadores não precisam responder e-mails nos finais de semana ou após o expediente.

Já os Japonese tem a opção de ter as manhãs de Segunda-feira livres. Mesmo que o profissional ame seu trabalho, todo mundo precisa de um descanso. 

A Qualidade nas Relações

Existe uma linha consensual que defende que o importante é o que você faz e com quem você faz. As pessoas com quem você escolhe trabalhar são mais importantes do que o trabalho que você faz. Mesmo que você ame seu trabalho e lhe dê um propósito, os colegas de trabalho tóxicos o tornarão insuportável.

E quem já não viveu uma experiência destas que diga o contrário. Estar próximo a pessoas que de alguma forma envenenam o ambiente é destrutivo.  Neste tópico temos um post que trata sobre o que não deve ser compartilhado com os colegas no trabalho.

Concluindo, não é possível substituir as interações face a face no trabalho. Quando estiver em uma sala, em uma reunião, evento ou mesmo comemorando um aniversário no trabalho, esteja presente. Largue o telefone e fale com as pessoas.

Os líderes tem entre muitas funções a de encontrar um termo de motivação e felicidade para seus colaboradores. Sejam eles locais ou remotos, o envolvimento com outros profissionais é fundamental para a entrega de melhores resultados como pessoa e também profissional.

Partindo deste pressuposto, se você ainda não é membro do Clube Investidores Brasil, faça seu cadastro. Desfrute gratuitamente, de conteúdos, cursos e principalmente networking. Que de acordo com o que tratamos aqui é crucial para qualquer ser humano.

Você já pensou no mercado de trabalho para daqui ha alguns anos? Tem um conteúdo que trata da transformação das profissões nos próximos anos. Algumas novas carreiras estão surgindo, em detrimento de outras que estão sendo extintas.

error: Conteúdo Protegido-Entre em contato que liberaremos sua publicação