Patrocinado

Compras em Moeda Estrangeira no Cartão tem Cotação da Moeda do Dia

Chega de sufoco na hora de comprar com o cartão em moeda estrangeira. Fazíamos as compras sem ter ideia do valor que seria pago no dia do vencimento da fatura. Isto porque o valor da cotação da moeda era o do dia do fechamento da fatura. Ou seja, a operadora de cartão quem decidia quando fechar.

O Banco Central aprovou nesta quarta-feira (23/11) a Circular 3.813, que altera a regulamentação cambial quanto à conversão em reais dos gastos realizados em moeda estrangeira. Gastos realizados por meio de cartões de crédito de uso internacional e à forma de pagamento de operações com o exterior.

As operadoras de cartão de crédito internacional poderão oferecer ao cliente a opção de pagamento da fatura pelo valor equivalente em reais. Isto é, da data de cada gasto em moeda estrangeira. A adoção dessa sistemática está condicionada à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente. A opção de pagamento pelo valor equivalente em reais na data do pagamento da fatura será mantida.

Portanto, a regra já esta vigente, mas é necessário que você verifique se sua operadora de cartão esta oferecendo esta opção e em caso positivo, o que é necessário para aderir a mesma.

O Banco Central  também ampliou as formas de pagamento para aquisição de bens e serviços no exterior. Válida para empresas que prestam serviço de pagamento internacional de comércio eletrônico. Anteriormente, o único meio permitido para tais pagamentos era o cartão de uso internacional. Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico ou internacional podem ser usados para esse fim.

Fique atento as operadoras que irão oferecer esta opção aos clientes. Gostou da matéria curta e compartilhe!