Patrocinado

Em uma coletiva de imprensa realizada nos Estados Unidos nesta terça-feira (12), parlamentares brasileiros, liderados pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista exilado Paulo Figueiredo, lançaram um forte apelo internacional contra o que descrevem como “autoritarismo judicial e perseguição política” no Brasil. A delegação, que conta com apoio de membros republicanos do Congresso Americano, busca ampliar a conscientização sobre os desafios enfrentados pela democracia brasileira.

As atividades de denuncia continuarão em território americano nos próximos dias e estaremos informando. (VEJA VÍDEO)

MAIS: Apenas investidores chineses se interessam pelo Brasil. sem concorrência consórcio chinês fica com leilão de trem São Paulo a Campinas

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Governo gastou R$ 23 milhões em pesquisa de popularidade e deverá dar explicações

O congressista americano Chris Smith levantou as principais preocupações apresentadas pelos brasileiros, incluindo censura e perseguição política, que serão objeto de uma audiência na Câmara dos Representantes dos EUA. “A Suprema Corte está censurando o parlamentarismo e o TSE se transformou em um tribunal de combate à desinformação. Sem contar as pessoas que foram presas sem o julgamento adequado no 8 de janeiro, suspendendo pessoas do cargo eletivo e cassando pessoas por opinião diferente”, ressaltou Smith.

A visita, que contou com reuniões com figuras importantes do Partido Republicano, como o deputado Christopher Smith e a deputada María Elvira Salazar, não constitui um encontro oficial entre os governos, mas simboliza uma tentativa de fortalecer laços entre parlamentares conservadores dos dois países.

LEIA: Lula desmoraliza imprensa e afirma que “não existe vale carne” e riu da informação quando leu que publicaram a fala do ministro

A nota da Câmara dos Representantes dos EUA reitera as preocupações sobre violações dos direitos humanos no Brasil, apontando para um ataque à “Democracia, Liberdade e Estado de Direito”. Este apelo internacional coloca em destaque os desafios enfrentados pelos opositores no cenário político brasileiro, enfatizando a necessidade de vigilância e apoio global para a manutenção dos princípios democráticos.

Eduardo Bolsonaro criticou as ações judiciais contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionando acusações que vão desde “importunar uma baleia” a tentativas de golpe de Estado. “O Brasil não é uma democracia”, afirmou, apontando para uma perseguição sistemática.

AINDA: Moraes ignora Congresso e vai chefiar controle das informações nas redes sociais

Em suas redes sociais Eduardo escreveu:

“Coletiva de imprensa no Capitólio, o congresso mais visto do mundo. As dezenas de deputados que fazem parte deste ato demonstram a sua importância histórica. Não queremos privilégios ou vingança, desejamos apenas resgatar a democracia brasileira à sua normalidade, não mais a atual republiqueta de banana”.

Gustavo Gayer (PL-GO) questionou a natureza democrática do Brasil, comparando a situação com a ditadura venezuelana e criticando a atuação da Suprema Corte brasileira. “Nossa Suprema Corte não protege a democracia e nem a Constituição”, disse Gayer, mencionando a detenção de indivíduos por crimes de opinião e a situação do líder da oposição, Carlos Jordy, impedido de viajar devido à apreensão de seu passaporte.

SAIBA: Empresa que conseguir contrato denunciado pelo TCU com a Petrobras paralisa fábricas e demite funcionários