CVM Informa sobre Liquidação Extrajudicial da Corretora Gradual
O Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial da Gradual CCTVM S.A. (Gradual Corretora) em 22/5/2018, por meio do Ato do Presidente nº 1.337. os clientes que possuem valores mobiliários custodiados na Gradual Corretora podem solicitar a transferência dos ativos para outro custodiante, mediante pedido dirigido ao liquidante indicado pelo Banco Central, o Sr. Eduardo Felix Bianchini, nos seguintes canais de atendimento: telefone (11) 3372-8300 e e-mail: [email protected].
Os investidores dispõem do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), o qual os clientes das corretoras têm direito de pleitear (depois de esgotadas as instâncias naturais de reclamação), o ressarcimento de prejuízos decorrentes da atuação de seus administradores, empregados e prepostos, em relação à intermediação de negócios realizados em Bolsa e aos serviços de compensação e custódia. O ressarcimento dos prejuízos pelo MRP é limitado ao valor de R$ 120 mil por ocorrência. As reclamações podem ser apresentadas à BSM – BM&FBOVESPA Supervisão de Mercado em até 18 meses após a data do fato que tenha gerado o prejuízo.
Os procedimentos que devem ser adotados pelo investidor/cliente para a transferência dos ativos:
Realize o cadastro no custodiante de destino.
Baixe no site da Gradual Corretora o formulário padrão para formalizar o pedido.
Preencha o formulário, descrevendo as ações e outros títulos a serem transferidos, e informe, além de seus dados pessoais, o número de sua conta no custodiante de destino.
Entregue o formulário, devidamente assinado, na Gradual Corretora
A Gradual Corretora, depois de analisar as informações, deverá proceder à transferência dos ativos eletronicamente.
A Gradual Corretora, por meio de seu site, solicita ao cliente o reconhecimento, em cartório, de sua firma no formulário.
Aplicações em fundos de investimento distribuídos por conta e ordem pela Gradual
Os cotistas de fundos distribuídos por conta e ordem da Gradual Corretora terão duas opções com relação aos seus investimentos:
1) Resgatar o seu investimento e recebê-lo em conta corrente, após contato com o liquidante;
2) Ser atendido diretamente pelo administrador do fundo em questão. Para isso, deverá procurar o liquidante para a emissão de documentação que o habilite como titular das cotas do fundo e, em seguida, procurar o administrador. Os investidores também podem solicitar ajuda ou informações nos canais disponíveis no site da CVM.