CVM Informa sobre Liquidação Extrajudicial da Corretora Gradual

CVM Informa sobre Liquidação Extrajudicial da Corretora Gradual
CVM Informa sobre Liquidação Extrajudicial da Corretora Gradual
Patrocinado

CVM Informa sobre Liquidação Extrajudicial da Corretora Gradual

O Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial da Gradual CCTVM S.A. (Gradual Corretora) em 22/5/2018, por meio do Ato do Presidente nº 1.337. os clientes que possuem valores mobiliários custodiados na Gradual Corretora podem solicitar a transferência dos ativos para outro custodiante, mediante pedido dirigido ao liquidante indicado pelo Banco Central, o Sr. Eduardo Felix Bianchini, nos seguintes canais de atendimento: telefone (11) 3372-8300 e e-mail: [email protected].

Os investidores dispõem do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), o qual os clientes das corretoras têm direito de pleitear (depois de esgotadas as instâncias naturais de reclamação), o ressarcimento de prejuízos decorrentes da atuação de seus administradores, empregados e prepostos, em relação à intermediação de negócios realizados em Bolsa e aos serviços de compensação e custódia. O ressarcimento dos prejuízos pelo MRP é limitado ao valor de R$ 120 mil por ocorrência. As reclamações podem ser apresentadas à BSM – BM&FBOVESPA Supervisão de Mercado em até 18 meses após a data do fato que tenha gerado o prejuízo.

Os procedimentos que devem ser adotados pelo investidor/cliente para a transferência dos ativos:

Realize o cadastro no custodiante de destino.
Baixe no site da Gradual Corretora o formulário padrão para formalizar o pedido.
Preencha o formulário, descrevendo as ações e outros títulos a serem transferidos, e informe, além de seus dados pessoais, o número de sua conta no custodiante de destino.
Entregue o formulário, devidamente assinado, na Gradual Corretora
A Gradual Corretora, depois de analisar as informações, deverá proceder à transferência dos ativos eletronicamente.
A  Gradual Corretora, por meio de seu site, solicita ao cliente o reconhecimento, em cartório, de sua firma no formulário.

Aplicações em fundos de investimento distribuídos por conta e ordem pela Gradual
Os cotistas de fundos distribuídos por conta e ordem da Gradual Corretora terão duas opções com relação aos seus investimentos:

1) Resgatar o seu investimento e recebê-lo em conta corrente, após contato com o liquidante;

2) Ser atendido diretamente pelo administrador do fundo em questão. Para isso, deverá procurar o liquidante para a emissão de documentação que o habilite como titular das cotas do fundo e, em seguida, procurar o administrador. Os investidores também podem solicitar ajuda ou informações nos canais disponíveis no site da CVM.