Patrocinado

Deputado aciona Ministério Público contra líder do MST após depoimento na CPI. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) enviou uma notícia-crime ao Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta-feira (16), contra o líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile.

LEIA: Senadores protocolam representação criminal contra Flavio Dino

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Depoimento de Ministro da Casa Civil de Lula, na CPI é cancelado por Lira

De acordo com o parlamentar, o depoente deu falso testemunho na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o movimento.

O caso é referente à declaração de Stedile sobre não ter conhecimento a respeito do caso de uma senhora que foi expulsa do MST do Distrito Federal. A idosa diz que vivia em condição análoga à escravidão.

– Acionei o MPF contra João Pedro Stedile por crime de falso testemunho, cometido na reunião da CPI do MST de ontem (15/08/2023). À CPI, o líder do MST afirmou desconhecer o caso de uma senhora que foi expulsa do movimento no DF, e afirma ter vivido em condição análoga à escravidão. No entanto, Stedile já havia comentado o caso anteriormente, em entrevista ao Flow Podcast. Em junho, ao Flow, Stedile afirmou que a senhora em questão causava problemas, era oportunista e, por isso, foi expulsa do movimento. O crime de falso testemunho prevê pena de dois a quatro anos de reclusão – afirmou Kataguiri. (VEJA VÍDEO)

VEJA: Depoimento de fotógrafo complica vida de Flávio Dino na CPMI, segundo senadores

O líder do MST diz que comentou o caso no podcast, porque tomou conhecimento sobre ele ao acompanhar a CPI.

– Eu disse e repito: não conhecia os fatos como foram descritos aqui. O caso do DF eu comentei no podcast, porque assisti vocês falando [na CPI]. Tive a ciência depois que vocês falaram, mas não antes como estão dizendo – declarou Stedile durante seu depoimento nesta terça (15).

LEIA: Universidade jesuíta tem seu patrimônio confiscado pelo Estado na Nicarágua