Patrocinado

Dicas para gerenciar seu tempo no horário de verão

Quando o assunto é o horário de verão as opiniões são variadas. Muitos amam e outros odeiam. Independente da sua opinião, o horário de verão começa no próximo dia 16 e você precisará se adaptar a esta realidade por vários meses.

Vários profissionais e empreendedores sentem essa pequena mudança e, acabam se atrapalhando quando o assunto é a gestão do tempo e da produtividade.

O tempo é o presente mais precioso porque você só tem uma mesma quantidade. Você pode ganhar mais dinheiro, mas você não pode fazer mais tempo. Quando você dá seu tempo para alguém, você está dando uma parte de sua vida que não volta mais.

O tempo é o que nos permite a chance de focar e desenvolver as relações em nossa vida e nossos resultados. Tentar “encontrar” tempo para fazer coisas que importam está muitas vezes em conflito com o uso que precisamos dar para parte de nosso tempo.

Para minimizar a frustração do não ter tempo suficiente, aqui estão algumas dicas para melhorar a sua gestão de tempo no horário de verão.

Tempo x Foco

Para aumentar o seu foco é importante que você compreenda o seu estilo de aprendizagem. Ao sabermos como aprendemos podemos absorver melhor as informações da primeira vez, reduzindo a repetição e maximizando o seu tempo. Algumas ferramentas on-line podem lhe ajudar a identificar o estilo de aprendizagem, como Vark e Education Planner.

Observe que os smartphones podem ser um ladrão de tempo muito grande. Ao passo que também pode otimizar suas tarefas, depende do seu bom censo em como e quando utilizá-lo.

Construa sua rotina

Em alguns casos é necessário fazer uma reorganização de seus horários e suas atividades,pois a luz do dia dura muito mais horas e pode influenciar em seu desempenho. Agende um horário para manutenção diariamente para que a melhoria se torne um hábito e você consiga avaliar o que deu certo e o que pode melhorar.

Cuide do Inesperado

De acordo com a famosa lei de Murphy, tem uma maneira de se unir em cada canto e recanto, que o inesperado pode encontrar só para nos testar. Fique tranquilo, pois sempre há uma maneira simples de lidar com o desconhecido, quando ele surgir. Em vez de reagir a essas chamadas para ação que se revelam mais urgentes do que realmente são importantes. Pessoas que efetivamente se mantém proativas bloqueiam seu tempo para gerenciar esses imprevistos inesperados no escritório ou em casa.

Horário de verão e o sono
Não permita que o horário de verão bagunce seu dia

Mantenha a qualidade do sono

Os problemas de sono afetam diretamente a produtividade nas tarefas diárias. Para identificar os problemas de sono, é importante estar atento aos seguintes sintomas:

– Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo (insônia);
– Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono;
– Dormir em momentos inapropriados;
– Ter sono em excesso;
– Apresentar comportamentos anormais relacionados ao sono como ronco, movimentação excessiva das pernas, sono fragmentado e acordar com dores de cabeça freqüentes.

A privação do sono pode comprometer a saúde e, consequentemente, a rotina do indivíduo. Durante o sono são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do organismo. São eles: hormônio do crescimento (GH), cuja produção ocorre durante a primeira fase do sono profundo; a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade; a serotonina, substância responsável pela sensação de prazer, entre outros.

A falta de sono, em curto prazo, pode causar dores no corpo, cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade. Além de redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração. Com o passar dos meses, a regularidade dos horários faz com que o relógio biológico se adapte. Por isso, é importante seguir a rotina nos horários do relógio para dormir e acordar.

Passos para cuidar do sono

O primeiro passo para manter o sono em dia é respeitar o relógio, ou seja, tentar seguir a rotina normalmente, sem considerar o final do horário de verão. Se a pessoa  costuma dormir às 22h, então deve tentar fazer o mesmo depois da mudança de horário. Manter a regularidade faz com que o relógio biológico se adapte mais facilmente. Quando se dorme, há alterações psicológicas e hormonais que dependem de uma boa noite de sono.

 Deve-se escolher um ambiente com temperatura agradável, silencioso e escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e interrompe a produção hormonal (cortisol e melatonina), causando a sensação de cansaço pela manhã.

É importante escolher um travesseiro mais adequado ao seu biótipo e postura ao dormir. O travesseiro deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90° no pescoço. Deve-se manter a  coluna cervical e lombar sempre alinhadas. Um sono reparador mantém a saúde em dia, melhora a disposição e o desempenho das atividades intrínsecas para qualquer indivíduo. A mudança no organismo por conta do horário é inevitável, entretanto, dentro de alguns dias ou semanas (dependendo de cada indivíduo) a ordem temporal interna será restabelecida.

Se gostou curta e compartilhe com seus amigos!