EIG deve adquirir parte de petróleo e gás da Repsol

REPSOL EIG
Patrocinado

EIG deve adquirir parte de petróleo e gás da Repsol. A EIG está em discussões iniciais com a Repsol para comprar uma fatia dos negócios de exploração e produção de petróleo e gás da empresa espanhola, disseram três fontes com conhecimento do assunto.

Contudo, as empresas começaram as negociações depois que a EIG fez uma oferta não solicitada, afirmaram as fontes, que não quiseram ser identificadas porque as discussões eram privadas.

Desta forma, o fundo norte-americano busca comprar até 25% do chamado negócio upstream da Repsol, disseram as fontes, em um acordo que daria dinheiro ao grupo espanhol para seus planos de construir capacidade de energia limpa, como usinas solares e parques eólicos.

Investidores fogem dos fundos de investimento

A Repsol S.A. é uma companhia energética de origem espanhola fundada em 1987. É a 15ª maior petroleira do mundo e a maior companhia energética privada hispano-americana, em termos de volume de ativos. Opera em mais de 30 países e emprega mais de 37.000 pessoas. No Brasil a companhia atua há mais de 15 anos.

Um acordo daria à Repsol os fundos para ajudar a alcançar os planos para mais que dobrar a capacidade de geração de energia de baixo carbono até 2025 para 7,5 gigawatts (GW). Um gigawatt é aproximadamente a produção de uma usina nuclear.

Juros sobre capital próprio a pagar pela Hermes Pardini somam R$ 15 milhões

“Vender uma participação no negócio de upstream permitiria à Repsol cristalizar valor em um ponto alto do ciclo”, disse o analista da Redburn a clientes em nota, depois que a invasão russa da Ucrânia elevou os preços do petróleo e do gás, aumentando os retornos para os produtores.

Entretanto, os informantes não deram um valor para nenhum acordo, mas analistas disseram que o negócio de upstream vale entre 14 bilhões e 18 bilhões de euros, incluindo dívidas.

Por fim, as fontes explicaram á Reuters que as negociações podem levar meses e que não há garantia de que um acordo seja alcançado.

Analistas indicam Banco do Brasil para dividendos