Elon Musk elogia Nvidia, mas acredita em reversão. A Nvidia Corp. (NVDA; NVDC34) ganhou as manchetes do mundo financeiro por ultrapassar a barreira do ‘1 trilhão de dólares’ em capitalização de mercado no final de maio.
Com a façanha, alcançada ao fim de maio, a fabricante de chips entrou para um clube seleto de companhias que conta com as principais empresas do Vale do Silício, como Apple, Amazon, Alphabet e Microsoft.
LEIA: Investidor especulativo retira milhões da B3 em três dias
O novo ‘status’ da Nvidia foi conquistado por meio de um feito também impressionante: o papel da Nvidia valorizou 200% no ano, aos US$ 430; é disparada a maior alta da Bolsa de Nova York.
Por trás do frenesí envolvendo o papel, está a sua colocação estratégica como a fornecedora de tecnologias físicas de última geração com melhor preparo para rodar aplicações baseadas em inteligências artificiais.
LEIA: CPI das pirâmides de criptomoedas quer chamar sobrinho de Haddad, diretor da Binance Brasil
No universo de produtos ofertados pela Nvidia, destacam-se os microchips avançados (A100) que compõem datacenters e unidades de processamento gráfico (as GPUs também usadas para a produção dos visuais
Mas, apesar da máxima ‘lugar certo no tempo certo’ se aplicar com perfeição para Nvidia, o esticamento da ação virou motivo de alerta dos analistas, que começam a temer uma bolha no setor.
SAIBA: Meta proíbe compartilhamento de notícias em suas plataformas no Canadá, após projeto de lei
O P/L projetado da Nvidia, uma das métricas que medem o valuation da empresa, está sendo negociado a quase 50 vezes o seu lucro. Para se ter ideia de comparação, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), está com um P/L de menos da metade da Nvidia.
Monopólio da Nvidia em chips não durará para sempre
Diante desse cenário de sobrevalorização da Nvidia, Elon Musk foi a sua conta no Twitter para fazer considerações sobre a empresa.
Segundo ele, a fabricante de chips entregou mais retorno para os seus acionistas do que qualquer outra ação americana nos últimos 10 anos.
AINDA: Suprimentos de lítio podem não ser suficientes para atender carros elétricos
Porém, esse não foi o centro dos comentários de Musk. Segundo o bilionário, o monopólio ‘de facto’ da Nvidia no mercado de chips de IA terminará logo, com outros fabricantes em semicondutores aumentando investimentos em inovação e capacidades produtivas.
“Além disso, muitos outros agentes produtores de chips neurais estão em desenvolvimento. Nvidia não possuirá o monopólio em larga escala para sempre”, comentou o CEO da Tesla em um tweet na semana passada.