Patrocinado

Emissão de Passaportes Restabelecida pela Polícia Federal

Após uma semana de paralisação na emissão de passaportes por falta de dinheiro, o serviço foi restabelecido. Foi liberado crédito suplementar de R$ 102,4 milhões para retomada da emissão dos passaportes.

O dinheiro é proveniente do cancelamento de convênio com organismos internacionais como a ONU. Estas verbas estavam na pasta do Ministério da Planejamento. Anteriormente o presidente previa a verba através de cancelamentos de compromissos do Ministério da Educação.

A Polícia Federal através de nota a imprensa solicitou a aprovação da PEC que garantiria autonomia do orgão na gestão dos recursos provenientes dos passaportes. Antes da paralisação a PF já havia solicitado seis vezes a liberação de recursos sem retorno. Por esta questão os serviços foram paralisados.

Parte dos valores pagos para a emissão do passaporte vão para o Fundo de Operacionalização da Polícia Federal. No entanto, a mesma não tem autonomia para utilizar o recurso. O custo de emissão do passaporte é inferior ao valor cobrado, por esta razão sobra dinheiro para o fundo.

Outras áreas com serviços paralisados

A Polícia Federal encaminhou nota à imprensa comunicando que outros serviços estão sendo paralisados pela mesma falta de dinheiro. O patrulhamento das rodovias é um deles.  O horário de funcionamento de atendimento ao publico também esta sendo reduzido.