Patrocinado

O saldo de empresas abertas no Brasil em 2023 caiu 19,5% em relação ao ano anterior, mostram dados compilados pelo Poder Empreendedor. No ano passado, 1,7 milhão de CNPJs foram criados ante 2,1 milhões em 2022.

LEIA: TCU e MP de Lula pedem sufocamento financeiro do partido do PL em ano eleitoral

De janeiro a dezembro, 3,9 milhões de empresas foram criadas e 2,2 milhões, fechadas. O último mês do ano registrou o menor saldo de 2023, com 58.803 novos CNPJs.

SAIBA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Rede de supermercados vai fechar mais de 60% das lojas

O número de empresas abertas vem caindo desde outubro. Em todos os meses do ano, o saldo foi positivo.

A maior parte (67%) das empresas ativas são MEIs (microempreendedores individuais). Das 20,8 milhões de empresas em funcionamento no país, 13,9 milhões são microempreendedores individuais. Na sequência estão as sociedades limitadas (ou LTDA, compostas por 2 ou mais sócios), com 6,6 milhões, sociedade anônima (190,4 mil) e cooperativa (37,4 mil).

SAIBA: Governo Lula inflou custos da “revisão da vida toda” em mais de R$ 470 bilhões

O tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 1 dia e 3 horas. Segundo o Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, as sociedades de economia mista são as que gastam menos tempo para serem abertas: 11,5 horas. Já para abrir um consórcio de sociedades demora pouco mais de 3 dias. Por outro lado, abrir um MEI leva 23,4 horas.