Patrocinado

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, solicitou a indisponibilidade de bens do PL após indícios de que o partido teria colaborado para o suposto planejamento de golpe de Estado que nunca ocorreu.

MAIS: Putin vence eleições pela quinta vez em pleito marcado por protestos, prisões e morte

Furtado também pede que a sigla de Valdemar Costa Neto seja incluída como réu em uma ação civil pública em curso na 8ª Vara da Justiça Federal do DF, em que se pede a condenação de financiadores dos atos do 8 de Janeiro de 2023 em R$ 100 milhões, a título de indenização por dano moral coletivo.

SAIBA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Rede de supermercados vai fechar mais de 60% das lojas

Segundo o subprocurador, os elementos colhidos pela PF na Operação Tempus Veritatis e no inquérito sobre supostos “atos antidemocráticos” que fez busca e apreensão sem provas, revelam envolvimento direto da cúpula do PL no suposto plano de golpe.

De acordo com Furtado, foram utilizados recursos como a “estrutura do partido para reuniões de caráter golpista; uso de pessoal e apoio material na elaboração de minutas de atos ilegais e ilegítimos que tinham por objetivo decretação de estados de exceção no país e deslegitimação da eleição presidencial de 2022; bem como eventual financiamento dos kids pretos [integrantes da tropa de elite do Exército]”.

Importante lembrar que nunca se apresentou provas sobre o fato. E ainda, estamos em ano eleitoral, Lula tem sua popularidade em baixa e Bolsonaro (PL) em alta. Lula está investindo em publicidade da máquina pública para tentar eleger mais prefeitos e vereadores eleitos. Observe que até a nota do TCU abaixo usa o termo “supostamente”, isto porque não há prova e mesmo assim querem deixar o partido sem verba para os pleitos municipais.

AINDA: Ministro afirma que STF ajudou enterrar a Lava Jato e duvida que integrantes da Corte saiam à rua livremente

“A partir das investigações da Polícia Federal, da decisão judicial adotada na Pet 12100 no âmbito do Inquérito 4784, bem como nas reportagens citadas, observa-se que o Partido Liberal supostamente atuou como um instrumento e agente da organização criminosa constituída com a finalidade de perpetrar um golpe de estado, em desrespeito ao resultado da livre manifestação da vontade popular expressa na votação para presidência da República”, afirma o subprocurador-geral do MP junto ao TCU.