Patrocinado

Em uma eleição marcada por prisão, exílio e até morte de opositores, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, venceu o pleito pela quinta vez e permanecerá no poder até o ano de 2030. Segundo a TV estatal Russia-24, o líder recebeu 87,67% dos votos.

MAIS: JBS amplia produção de biodiesel e Câmara dos Deputados aprova aumento de biodiesel no combustível, sem consulta pública

A entidade governamental afirma que as votações duraram três dias, devido à diferença de horário no país, que conta com 11 fusos distintos. Como as informações que circulam no país são controladas por Putin não se sabe ao certo como as coisas correram.

A nação possui 114 milhões de eleitores aptos a votar, incluindo ucranianos que residem nas áreas ocupadas pelos militares de Putin, como Zaporizhzhia, Kherson, Donetsk e Luhansk.

LEIA: Lula tenta Mantega na Braskem e amplia autoritarismo em empresas de capital aberto

Entre os concorrentes, havia outros três nomes, mas nenhum com chance real de se sair vencedor. Todos eles, inclusive, já se manifestaram publicamente a favor de Putin e apoiam a invasão à Ucrânia, são concorrentes aliados.

SAIBA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Rede de supermercados vai fechar mais de 60% das lojas

A eleição foi marcada por denúncias de repressão, feitas por grupos de direitos humanos e veículos de comunicação banidos do país. Adversários estão detidos ou em exílio, e o líder da oposição, Alexei Navalny, morreu em fevereiro, dentro de uma prisão localizada no Ártico.

SAIBA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Apesar do forte controle estatal, alguns episódios de vandalismo chegaram a ocorrer em locais de votação, como um bombardeio incendiário e o derramamento de líquido nas urnas.

Diante do resultado do pleito, Putin se torna o líder russo que permaneceu mais tempo na presidência. Ele chegou ao poder em 1999. Ao término do novo mandato, serão 31 anos completos no cargo.