Patrocinado

Apesar da dura repressão, centenas de russos participaram no sábado, 17, de manifestações em várias cidades para prestar homenagem a Navalny, que morreu na sexta-feira em uma colônia penal na Sibéria.

AINDA: Argentina comemora primeiro superávit fiscal mensal dos último 12 anos

Desde sexta-feira, a polícia russa deteve mais de 350 pessoas que prestavam homenagem ao opositor de Vladimir Putin, segundo a ONG OVD-Info.

A equipe de Navalny afirmou que as autoridades se recusam a devolver o corpo à mãe, argumentando que a causa da morte ainda não havia sido estabelecida.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

“É óbvio que os assassinos querem apagar o rastro. É por isso que não entregam o corpo de Alexei e até o escondem da mãe”, escreveu o grupo de Navalny no Telegram.

O exemplo da morte de Navalny
Alexey Navalny, 47 anos, a figura de oposição mais proeminente na Rússia, morreu enquanto cumpria pena em uma colônia penal russa.

LEIA: Lula chamou família Mantovani de “animais selvagens”, STF e Dino são autoritários travestidos de paladinos da democracia, afirma Estadão

Sua morte adiciona mais um capítulo trágico à longa história de repressão enfrentada pelos críticos de Vladimir Putin, um padrão que tem visto opositores forçados ao exílio, presos, ou em alguns casos, mortos ou envenenados.

Antes de sua prisão, Navalny liderou um movimento oposicionista e foi uma voz crítica contra a administração de Putin, acusando o governo do ditador russo de corrupção generalizada. Em agosto de 2020, ele foi envenenado com Novichok, uma neurotoxina, durante uma viagem à Sibéria, quase perdendo a vida.

MAIS: Escola de samba suspeita de envolvimento com PCC captou R$ 2,1 milhões com Lei Rouanet

Após se recuperar na Alemanha, seu retorno à Rússia em janeiro de 2021 resultou em prisão imediata.

A morte de Navalny lembra o perigo enfrentado pelos opositores do regime de Putin. Desde a invasão da Ucrânia, a Rússia intensificou seus esforços para erradicar a dissidência, limitando severamente a liberdade de expressão e a atividade política independente.