Encontro de “amigos” entre Bill Gates e Xi Jinping na China. “Você é o primeiro amigo norte-americano que encontrei em Pequim neste ano.” A frase amistosa veio do todo-poderoso presidente da China, Xi Jinping, e foi dirigida ao bilionário Bill Gates, de acordo com o relato da agência do governo comunista Xinhua.
LEIA: Investidor especulativo retira milhões da B3 em três dias
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
SAIBA: Morgan aponta compra na Vale em meio a queda das ações
O fundador da Microsoft encontrou-se com o líder chinês na sexta-feira 16, em meio a um momento tenso nas relações entre o gigante asiático e os Estados Unidos.
Um dos temas da conversa entre Bill Gates e Xi Jinping foi o avanço da inteligência artificial, de acordo com informações da Reuters. O capitalista filantropo e o comunista chinês não mencionaram se trataram sobre a necessidade do governo chinês respeitar os direitos humanos no país.
O presidente chinês Xi também discutiu o desenvolvimento de negócios da Microsoft no país, segundo a agência de notícias. Mas vale lembrar que Bill Gates deixou o conselho da big tech para se dedicar às atividades filantrópicas. O bilionário inclusive esteve no país na condição de copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates.
SAIBA: Bill Gates tem mandado de prisão nas filipinas por assassinato premeditado
Ainda durante o encontro, Xi Jiping teria dito a Bill Gates que empresas norte-americanas de inteligência artificial para são bem vindas na China, de acordo com os relatos de fontes à Reuters. Nem o bilionário nem o governo chinês confirmaram a informação à agência.
Antes do encontro com o fundador da Microsoft, Xi já havia comentado sobre inteligência artificial. O líder chinês destacou a necessidade de o país aproveitar as oportunidades para usar a tecnologia e impulsionar o desenvolvimento econômico.
Tanto o capitalista e globalista filantropo, quanto o chefe de estado comunista tem muito a ganhar com o desenvolvimento da AI, ambos crescem em escalabilidade de controle da população em diversos níveis, explicam alguns especialistas.
Mas Xi Jinping também alertou sobre os riscos, e o país inclusive avalia uma nova lei sobre a tecnologia, bem como regras para IA generativa.
Pelas fontes oficiais, Xi elogiou o bilionário e a Fundação Gates pelo trabalho de longo prazo para promover a saúde, desenvolvimento, filantropia e redução da pobreza em todo o mundo.
LEIA: ONU afirma que China pode estar cometendo crime contra humanidade
“A fundação das relações China-EUA está nas pessoas. Sempre depositamos nossa esperança no povo americano e desejamos tudo de melhor para a amizade entre os dois povos”, disse Xi.
Com Xinhua e Reuters