Escassez de chicotes elétricos afetam montadoras

Volksvagen fecha fábrica de Taubaté e São José dos Pinhais
Patrocinado

Escassez de chicotes elétricos afetam montadoras. Fabricantes de automóveis, incluindo Volkswagen, BMW e Porsche estão com dificuldades para obter chicotes elétricos, já que unidades fornecedoras no oeste da Ucrânia foram fechadas pela invasão russa.

As lacunas de entrega já atingiram algumas plantas da segunda maior montadora do mundo, a Volkswagen, enquanto a unidade de luxo da Porsche suspendeu a produção em sua fábrica de Leipzig, Alemanha. A rival BMW também foi afetada.

Navio pega fogo e afunda com mais de 3000 carros de luxo

Por esta razão, através de comunicado a BMW afirmou que “devido a gargalos de fornecimento, ocorrerão interrupções em nossa produção. Estamos em intensas discussões com nossos fornecedores.”

Rússia bloqueia ativos de investidores estrangeiros

Isto porque, a produção desse elemento, necessário para organizar quilômetros de cabos de veículos, afetou fornecedores como Leoni, Fujikura e Nexans, e atingiu grandes montadoras. De acordo com uma análise dos dados de 2020 da Comtrade pela consultoria AlixPartners, os chicotes foram o componente automotivo mais crítico exportado da Ucrânia para a União Europeia, respondendo por quase 7% de todas as importações desse produto.

Bilionário Russo entrega direção do Chelsea tem perda bilionária

Contudo, a sueca Volvo Cars e a britânica Aston Martin disseram que não têm fornecedores de chicotes na Ucrânia.

Por sua vez, fornecedores como as alemãs Forschner, Kromberg & Schubert, Prettl, SEBN e a japonesa Yazaki construíram um robusto setor de produção de chicotes de fios na Ucrânia, que tem mão de obra qualificada e de baixo custo.

No entanto, pode levar meses para os fornecedores aumentarem a capacidade em outros locais – exigindo espaço na fábrica, máquinas e ferramentas, mão de obra e financiamento.

Com doações em criptomoedas Ucrânia comunica ‘airdrop’