Estruturando o plano de marketing digital de sua empresa. Agora que você já esta decidido a utilizar os benefícios do marketing digital para crescer seu negócio. É hora de começar a estruturar tudo.
Para começar uma pesquisa é necessária para lhe oferecer o caminho a ser seguido. Pode-se avaliar os métodos já utilizados por concorrentes, qual seu público alvo e outros detalhes importantes. Neste momento é necessário estabelecer as metas, para depois definir as ações que deverão ser tomadas.
No entanto, para esta pesquisa você precisa responder algumas perguntas.
Quais são os meus objetivos? O que eu quero alcançar com essas ações de marketing?
Defina os objetivos que quer atingir com as ações. Apenas assim poderá avaliar sua eficiência.
Por isso, a primeira parte do planejamento do plano de marketing digital é definir os objetivos. Para pensar se esses objetivos são viáveis, entra a sigla SMART, muito comum no área do marketing. A sigla SMART, em inglês, significa que seus objetivos devem ser Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Possuir prazos definidos.
Como esta o mercado? Aprofundar seu conhecimento do mercado ajuda a compreender os hábitos online dos clientes e da concorrência. Assim, fica mais fácil ver o que pode dar certo e o que pode dar errado, antes mesmo de começar a aplicar as ações.
Quais são minhas personas ( público alvo)?
Se você definir seu público ficará mais eficiente sua comunicação como ele. A linguagem adequada para falar com o seu público torna sua mensagem muito mais efetiva. Entender bem como o seu público se comporta nas redes sociais ajuda no momento de decidir como alcançá-los.
Agora que você já tem informações para começar a organizar a ação pode passar para a próxima etapa. É o momento de definir as ações para colocar a mão na massa!
Definir as ações
É nesse ponto que você deve esclarecer exatamente quais ações serão tomadas para alcançar os objetivos definidos na etapa do planejamento. E claro, sempre mantendo em mente as análises feitas na etapa anterior a respeito do público e do mercado.
Quais canais digitais devo utilizar?
Existem vários canais digitais é necessário definir os mais adequados para seu publico.Você pode criar ações diferentes para objetivos distintos. Por exemplo, entre as redes sociais, Facebook e Twitter podem ser usados de forma mais descontraída e informal, enquanto o Linkedin é um meio de relacionamento mais profissional.
Para além desses exemplos, ainda é possível criar blogs, utilizar o Instagram, fazer e-mail marketing, utilizar plataformas de vídeos e muitos outros. Algumas redes sociais ainda te permitem criar contas específicas para empresas.
Ao passo que se define os canais também vai se desenhando o tipo de conteúdo necessário. Qual vai ser o formato do meu conteúdo?
O conteúdo é o que vai, de fato, atrair o público. Ou seja, é preciso criar um conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público.
É fundamental lembrar que cada uma dessas redes sociais possuem peculiaridades e são utilizadas por pessoas diferentes. Isto tem influência direta no formato de conteúdo a ser oferecido.
Resultados
E lá vem outra questão importante. Como monitorar os resultados dessas ações?
Este monitoramento é muito importante de ser feito o tempo todo. Contudo, é necessário definir quais serão as métricas a serem avaliadas e como serão acompanhadas.
Qual será o cronograma de divulgação para as ações?
O cronograma define a frequência de veiculação do conteúdo nas redes sociais escolhidas na etapa anterior. E também respeita um orçamento pré estabelecido. Isso é primordial para criar uma regularidade e, claro, uma conexão entre eles.
Descubra qual o momento mais adequado para veicular o conteúdo novo em cada rede social. Por exemplo, se você fizer uma postagem no meio da madrugada, dificilmente terá um bom resultado, pois menos pessoas estarão acessando a rede naquele momento específico.
Execução
Após finalizar todo o planejamento é hora da execução das ações, não se esqueça da criatividade. Ela poderá cativar o seu público, criar engajamento e fazer com que a identificação com a sua marca cresça. Isso vai ser fundamental para fazer sua marca se destacar da concorrência.
Os vídeos são bastante usados visto que chamam mais a atenção das pessoas. E não demandam esforço do consumidor para consumir este tipo de conteúdo.
De acordo com um estudo feito pela Cisco, até 2020 os vídeos devem ser os responsáveis por mais de 80% de todo o tráfego na internet. Por esta razão, é provável que páginas que possuem vídeos possam aumentar até 2 minutos do tempo de permanência do visitante. Isso é uma ótima forma de melhorar o SEO da sua página. Quanto mais tempo seu público consome seu conteúdo mais ele irá aparecer nas pesquisas.
A pesquisa mencionada também identificou que 90% das pessoas estão mais dispostas a comprar algo após assistir a um vídeo sobre ele. Isso significa que a chance de um cliente concretizar uma compra praticamente dobra se você colocar um vídeo.