Patrocinado

EUA é excluído da Cúpula da Amazônia, mesmo após anunciar doação. A Cúpula da Amazônia reunirá, pela primeira vez desde 2009, todos os membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

VEJA: Índia vai deixar de abastecer o mundo com arroz devido a alta de preço para população

Surpreendentemente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que recentemente doaram US$ 500 milhões ao Fundo Amazônia, não foi convidado.

SAIBA: Governo Lula é “vanguarda do atraso”, afirma Folha

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Petrobras têm queda na produção em comparação a 2022

O Itamaraty justificou a decisão dando preferência aos países da OTCA e parceiros tradicionais, como Alemanha e Noruega. A França, em virtude da Guiana Francesa, e São Vicente e Granadinas, atual presidente da CELAC, também foram incluídos na lista de convidados.

A Cúpula, instituída em 2008 durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, teve o objetivo de reforçar a OTCA para apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável na região amazônica.

VEJA: Copom aponta que não pretende acelerar queda de juros

Em meio ao cenário político, Dina Boluarte, presidente do Peru, marcará presença em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo.

Sua participação gerou controvérsias no Peru, especialmente devido a uma recente legislação que lhe permite governar à distância, considerada por alguns como inconstitucional.

LEIA: Governo Lula corta recursos do Auxílio Gás

Boluarte, que substituiu Pedro Castillo após sua destituição, planeja se encontrar com o presidente Lula durante o evento, conforme informado pela Secretaria Presidencial peruana.