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As relações comerciais entre Brasil e Israel podem ser afetadas pelo impasse diplomático entre os dois países caso a situação demore a ser resolvida. O país importa muito mais do que exporta produtos a Jerusalém, que também é um grande importador de alimentos brasileiros.

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Lula insulta Israel desdenhando da relação comercial bilateral, que disparou na gestão de Jair Bolsonaro. Em 2019, o Brasil havia exportado meio bilhão de dólares (R$2,5 bilhões) em produtos para os israelenses, mas esse comércio saltaria em 2022 para quase R$10 bilhões (mais de US$1,9 bilhão). A relação foi turbinada pela abertura do mercado do petróleo, em 2021, que já no ano seguinte virou o principal produto de exportação para Israel, garantindo receita de US$1 bilhão por ano.

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Além disso, segundo o portal Aeroin, os impactos também podem atingir o setor aeronáutico, já que dois dos maiores projetos da Força Aérea Brasileira (FAB) dependem de tecnologia israelense.

O agronegócio, que carrega o PIB brasileiro, também pode ser punido pela língua de Lula. É do setor sete dos 10 principais itens exportados.

Apenas no último ano, foram exportados US$ 662 milhões para Israel, com destaque para petróleo, soja e carne bovina. Já os israelenses vendem ao mercado brasileiro equipamentos militares e de alta tecnologia, e exportam itens como adubos e fertilizantes, aeronaves e produtos químicos.

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Em 2023, as empresas brasileiras compraram US$ 1,352 bilhão de Israel. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que, nesse período, o Brasil teve um déficit comercial de US$ 690 milhões com Israel.

O entendimento do consultor internacional Welber Barral, que afirmou que ainda é cedo para previsões nesse sentido, embora tenha destacado que, se o impasse demorar, é provável que haja a suspensão de investimentos israelenses no país.

O presidente da Câmara Brasil-Israel, Renato Ochman, disse que Brasil e Israel triplicaram o volume da balança comercial nos últimos anos. De acordo com ele, a importância dos produtos importados de Israel para o Brasil não pode ser subestimada, “especialmente no que diz respeito à tecnologia avançada, a qual desempenha um papel fundamental em áreas como medicina, segurança e inteligência”.

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Projetos da FAB podem ser impactados e Embraer pode ter problemas
Segundo o portal Aeroin, a crise entre os dois países poderá ter impactos no setor aeronáutico. É o que ocorreu, por exemplo, na Colômbia, que não terá mais apoio logístico para a frota de caças Kfir, fabricadas pela Israel Aerospace Industries (IAI).

O principal ponto desta questão seria a AEL Sistemas, uma subsidiária da israelense Elbit Systems que tem 25% de participação na Embraer (EMBR3). Ainda conforme o portal, a AEL é responsável por fazer o display do caça Gripen da FAB

A AEL também fabrica a suíte eletrônica do cargueiro Embraer KC-390, o que inclui computadores de missão e sistemas de autoproteção e contramedidas.

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Outros projetos da companhia na FAB incluem os aviônicos do C-95M Bandeirante e P-95M Bandeirulha, do avião de ataque AMX A-1M, do caça F-5M, do A-29 Super Tucano, além do helicóptero Airbus H125 Fennec e blindado Guarani do Exército.