Fed afirma que manterá taxa de juros em 2019. Os diretores do Banco Central americano deixaram de lado as projeções de novas altas de juros para este ano. O Fed apontou a desaceleração na economia americana.
Depois de reunidos por dois dias tratando da política monetária comunicaram a mudança para uma postura menos agressiva.O Fed também disse que irá desacelerar a redução mensal de sua carteira de Treasuries de até 30 bilhões de dólares atuais para até 15 bilhões de dólares a partir de maio.
A expectativa do Fed agora é elevar os custos de empréstimos apenas mais uma vez até 2021. Além de não antecipar mais a necessidade de se precaver contra a inflação com uma política monetária restritiva.
Com os anúncios de hoje entende-se que o Fed agora está dando uma pausa em ambas as frentes para se ajustar ao crescimento global mais fraco. E também uma perspectiva de alguma forma mais fraca para a economia norte-americana.
Assim como a maioria das economias globais as projeções econômicas atualizadas trimestralmente pelo Fed mostraram enfraquecimento da economia americana. Em todas as frentes analisadas em comparação com as previsões de dezembro. A expectativa de que o desemprego será ligeiramente mais elevada neste ano, inflação caindo, e menor crescimento econômico também.
A previsão para a inflação americana esta em 1,8%, comparado com 1,9% estimado em dezembro. A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto vai desacelerar a 2,1% este ano ante estimativa anterior de 2,3%. Já a taxa de desemprego está estimada em 3,7% pouco acima da estimativa de dezembro.
Menores juros por lá, maiores possibilidades de investidores voltando para o Brasil.
Se até a maior economia do globo esta desacelerando o que podemos dizer sobre as demais.