Patrocinado
Início Variedades FGTS poderá ser operado por outros Bancos segundo projeto

FGTS poderá ser operado por outros Bancos segundo projeto

FGTS poderá ser operado por outros Bancos segundo projeto

FGTS poderá ser operado por outros Bancos segundo projeto. O Projeto de Lei 2995/20 altera a Lei do FGTS para permitir que outras instituições financeiras, além da Caixa Econômica Federal, possam atuar como agente operador do fundo.

Contudo, a proposta prevê a realização de processo licitatório, a ser conduzido pelo Conselho Curador do FGTS, para o credenciamento de instituições financeiras interessadas em atuar como operadoras do fundo.

No entanto, o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, o objetivo é assegurar a cada trabalhador o direito de escolher qual instituição financeira, pública ou privada, fará a gestão da conta do FGTS a ele vinculada.

Veja também: Sucesso profissional 2021.

Entretanto, o projeto é de autoria do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP). O deputado explicou que “na condição de agente operador, a Caixa Econômica Federal recebe mais de R$ 4 bilhões por ano pela gestão dos recursos do FGTS, fazendo-o, contudo, em regime de monopólio legal”.

Desta forma, ele também afirmou que “em razão disso, hoje, o trabalhador brasileiro é obrigado a investir em um fundo cuja rentabilidade é inferior à inflação. O que, na prática lhe impõe um prejuízo. É preciso, pois, buscar continuamente medidas que possam reverter ou mitigar esse quadro. O que, por certo, passa pelo aprimoramento da governança e das práticas do Fundo”.

Por enquanto, o projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile