Patrocinado
Início Sustentabilidade Geração própria de energia tem marco legal aprovado

Geração própria de energia tem marco legal aprovado

Geração própria de energia tem marco legal aprovado

Geração própria de energia tem marco legal aprovado. . Segundo a Agência Câmara de Notícias, o relator do PL 5829/19, o deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos-MG), rejeitou quase todas as emendas apresentadas pelo Senado, que haviam sido criticadas pelas distribuidoras de energia.

Privatização da Eletrobras deve sair até maio do próximo ano

E assim, a Câmara dos Deputados aprovou ontem (16) o projeto de lei que cria um marco legal para a mini e microgeração própria de energia, o que promete alavancar os investimentos em energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos, afirmam integrantes desse mercado.

Desta forma, a única emenda do Senado aprovada é a que permite usinas solares flutuantes, instaladas em reservatórios e lagos, serem fracionadas para se enquadrar nos novos limites de potência estabelecidos para a geração distribuída.

Usina de energia solar é investimento da EDP

Portanto, o texto vai à sanção presidencial para ser transformado em lei.

Entretanto, para a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), a aprovação do Projeto de Lei traz segurança jurídica ao setor, ao manter as regras atuais até 2045 para quem já instalou usinas próprias de geração e para quem solicitar acesso à distribuidora até 12 meses após a publicação da lei.

O texto também prevê um período de transição para que novos projetos comecem a pagar a tarifa de uso do sistema de distribuição, o “fio B”.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile